ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

21613/01/2003 a 22/01/2003

Relatora da ONU para educação palestra em São Paulo

A Relatora da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Direito à Educação, Katarina Tomasevski, estará no Brasil entre 16 e 23 de janeiro, quando participará de atividades em São Paulo e Porto Alegre. A agenda da relatora prevê, no dia 17, um encontro com profissionais, gestores e militantes de instituições da área da educação na sede da ONG Ação Educativa, em São Paulo. A relatora falará sobre seu trabalho nas Nações Unidas. 

Katarina visitará o Brasil a convite da Relatoria Nacional para o Direito à Educação, que teve seu escritório instalado em outubro, na sede da Ação Educativa, com a eleição de Sérgio Haddad, secretário-executivo da ONG, para a função de Relator Nacional. A criação da Relatoria para Educação integra o Projeto Relatores Nacionais em Direitos Humanos Econômicos, Sociais e Culturais - DhESC, promovido pela Plataforma DhESC - Brasil, com o apoio do Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU) e da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, e é inspirada no modelo dos Relatores Especiais da ONU. O objetivo do projeto é contribuir para que a noção de direitos humanos seja ampliada de maneira a incorporar os direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais, rompendo com a tradição ocidental de reconhecer nesta categoria apenas os direitos civis e políticos (www.dhescbrasil.org.br).

Relatora da ONU desde 1998, Katarina tem defendido que a efetivação do direito à Educação depende, necessariamente, de que sejam assegurados a disponibilidade, o acesso, a qualidade e a adaptação da educação, de forma a contemplar todos os direitos humanos. Depois do encontro em São Paulo, a relatora segue para Porto Alegre, onde acompanhará o Fórum Mundial da Educação, participando como expositora, no dia 22, da mesa de debates A educação com direito humano, ao lado da socióloga Maria Vitória Benevides, de Sérgio Haddad, e de Alberto Yepes, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação na Colômbia.

ENCONTRO COM KATARINA TOMASEVSKI
Data: 17/1 Horários: 10h: palestra; 11h30: Coletiva de imprensa.
Local: Rua General Jardim, 660 (SP) Informações:(11) 3151-2333, com Mariângela Graciano ou Iracema Nascimento.

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca