ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

21613/01/2003 a 22/01/2003

III Fórum Social Mundial terá início dia 23

Com muitos preparativos e eventos ocorrendo em todo o Brasil, Porto Alegre está pronta para receber os esperados 100 mil participantes da terceira edição do Fórum Social Mundial. Como nos anos anteriores, a Marcha de abertura ocorrerá no dia 23 de janeiro. Haverá uma concentração dos tambores e vozes às 16h30, em frente ao Bar Naval do Mercado Público Municipal. A concentração geral será no Largo do Glênio Peres, em frente ao Mercado Público Municipal, às 17 horas. A saída será às 18 horas e o ponto de chegada da marcha será o Anfiteatro do Pôr-do-Sol. 

Muitas personalidades são esperadas, inclusive o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (data a confirmar). Antes e durante o Fórum acontecem, também, diversos eventos paralelos, como o Fórum Mundial de Educação e o Fórum Parlamentar Mundial.


A Abong no FSM

A Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) terá novamente estande no FSM e promoverá três seminários, em conjunto com outras organizações nacionais e internacionais. Outro diálogo é possível na Cooperação Norte/Sul ocorrerá no dia 25, das 14h às 18h, e será promovido em conjunto com a Coordination Sud (França) e o PAD. Seu objetivo é promover um debate acerca dos princípios do diálogo entre o Norte e o Sul na cooperação internacional, tendo por base experiências de diálogo bem-sucedidas entre estas partes e os novos modelos de cooperação. 

No dia 26, Abong, Inter-Redes, Alop e Ceaal promoverão o seminário Democratizar a Democracia, no horário das 9h às 18h. Participarão deste evento pessoas ilustres como o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos e o secretário-executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social Urbano, Tarso Genro, e representantes de grandes organizações como a CUT, o MST e o Movimento Indígena Pachakutik. Esses dois seminários resultarão, também, em duas publicações.

Já a Abong e a Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Amencar) estão na co-promoção do II Seminário Mundial de Políticas Sociais, cujo tema é A Sociedade Civil e a Construção de Políticas Sociais no Cenário Mundial. O encontro conta com o apoio de 41 organizações (nacionais e internacionais), entre elas algumas associadas Abong, e acontecerá em 24 e 25 de janeiro, das 8h30min às 12h30min, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. A Agenda Mundial das Políticas Sociais foi sistematizada no I Seminário, realizado no II FSM, com a participação de mil pessoas.

Regionais e associadas com membros da diretoria Abong já realizaram importantes atividades na primeira quinzena do mês e outros grandes eventos ainda acontecerão. O Fórum Social Pan-Amazônico é promovido, entre outras entidades, pelo Regional Abong Amazônia e ocorrerá no período de 16 a 19 de janeiro. Toda América contra a Alca: uma outra Amazônia é possível é o tema do evento. 

O Fórum Carajás, com outras entidades, organizará duas oficinas e uma exposição de material sobre a região: Novo Ciclo de Mineração e Siderurgia e as Populações do Carajás ocorrerá no dia 19, em Belém e Águas sem barragens? acontecerá em Porto Alegre, no dia 24. Além desses eventos, até o dia 15, cerca de 70 oficinas foram propostas por associadas à Abong.


www.forumsocialmundial.org.br www.fspanamazonifco.com.br charles@amencar.org.br www.fcarajas.ortg.br
Veja no site da Abong os links com as principais informações sobre o FSM 2003: www.abong.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca