ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política
informes - ABONG

21328/11/2002 a 4/12/2002

Fundação Ford promove Programa Internacional de Bolsas em Ação Afirmativa

Ação afirmativa em mestrado e doutorado. Esta é a proposta do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação, pelo qual a Fundação Ford concederá bolsas no Brasil e no exterior, em três áreas: Formação de recursos e desenvolvimento comunitário, Conhecimento, criatividade e liberdade; Paz e justiça social. O Programa existe nos países onde a Fundação possui escritórios. No Brasil, a Fundação Carlos Chagas é a responsável pela sua coordenação. 

Conforme Renato Athias, membro do Conselho Diretor da Associação Saúde Sem Limites e representante da Abong neste Programa Internacional de Bolsas, "um dos pontos importantes é que o Programa tem um fundo próprio, com recursos já reservados pela Fundação Ford para um período de dez anos." Outro ponto de destaque é que cada país estabelece o "desenho" do seu Programa, de acordo com os critérios que julgar adequados para sua região. 

No Brasil, a novidade está em procurar mudar o perfil de quem faz a pós-graduação no país. Aí, o Programa é inovador, pois contempla negros, índios e militantes dos movimentos popular e camponês. Inova, também, nos critérios e no sentido de discutir a ação afirmativa com base na inserção local - outro lado do debate atual, que ultrapassa a questão das cotas, por exemplo. "Nós, que estamos na academia, acabamos por trabalhar problemas e questões teóricas que partem da pessoa acadêmica. No entanto, a discussão que vem desta ação afirmativa vai levar para dentro das universidades a realidade das ONGs, da militância, das políticas públicas", avalia Athias.

Os candidatos são avaliados por uma Comissão de Seleção, da qual participam representantes de instituições de vários campos, todas com ações comprometidas com o social, além de consultores ad hoc. Para concorrer, o candidato não precisa estar vinculado a um programa de pós-graduação. 

Em fevereiro de 2001, o Programa tinha 1,8 mil candidatos - para 42 finalistas. A comissão de seleção reuniu-se cinco vezes, no período de novembro de 2001 até setembro de 2002, buscando aperfeiçoar os critérios de seleção. Para tal, a Fundação Ford dialogou com a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (FIBGE) e constatou, entre outros, que: pessoas do Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil têm poucas possibilidades de acesso à pós-graduação; há muito mais homens do que mulheres nesta instância; a maioria das pessoas que cursam pós-graduação possui maior poder aquisitivo. Logo, a meta foi buscar critérios que colaborassem para inverter esta situação. 

O prazo final para inscrição no Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford é 16 de janeiro de 2003. O Caderno de Instruções e o Formulário para Candidatura estão disponíveis na Fundação Carlos Chagas - Av. Prof. Francisco Morato, 1.565. Confira também o Calendário da Seleção Brasil 2003 e mais informações no site www.programabolsa.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca