ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

21114/11/2002 a 20/11/2002

Conic lança relatório sobre a dignidade e a paz no Brasil - 2002

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), realizou uma criteriosa pesquisa, qualitativa e quantitativa, que mede o índice de indignação da população diante dos atentados às pessoas no país, cujos resultados podem ser vistos no complexo Relatório sobre a Dignidade Humana e a Paz no Brasil - 2002. O objetivo do Conic é lançar anualmente, nos próximos dez anos, relatórios sobre o tema.

O trabalho, inédito no Brasil, foi coordenado por Francisco "Chico" Whitaker Ferreira, secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e publicado pela Editora Salesiana. Os dados da pesquisa foram sistematizados e analisados por pesquisadores da PUC/SP, sob a coordenação do professor Carlos Eduardo Meirelles Matheus. Para Whitaker, o Relatório é um instrumento fundamental para quem pensa em um Brasil melhor, incluindo aí governantes. Além do Índice de indignação, apresenta também um Indicador de percepção do desrespeito, uma análise do conceito de dignidade humana e dois estudos de caso: prisões e acidentes e doenças de trabalho. 

"Só a ampla tomada de consciência, concretizada em atitudes e práticas, pode levar governos, instituições e cidadãos a assumirem plenamente suas responsabilidades no respeito à dignidade humana e na erradicação da violência", diz Whitaker, em nota divulgada dia 13/11. Nesta semana, ele entrega pessoalmente alguns exemplares a personalidades do Conselho Internacional do Fórum Mundial, reunido em Florença (Itália), no Fórum Social Europeu. 

No Brasil, o primeiro lançamento ocorre, dia 14, em Brasília, durante a 10ª Assembléia Geral do Conic e a solenidade de comemoração de 20 anos do Conselho. Em São Paulo, no dia 20 pela manhã, haverá entrevista coletiva à imprensa, com a presença dos autores e representantes das entidades. Às 17h30, acontecerá o lançamento do Relatório, PUC/SP. Informações: (11) 3813-2772, com Lúcia, a partir das 14h. www.editorasalesiana.com.br

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca