ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Action2015
informes - ABONG

21114/11/2002 a 20/11/2002

Novembro - Mês Nacional da Consciência Negra

O Brasil comemora neste mês, no dia 20, o Dia da Consciência Negra. Mas a data expandiu-se de tal forma que hoje se celebra também o Mês Nacional da Consciência Negra. Conforme o informativo virtual Zumbi: poeta da liberdade, editado pelo grupo de escritores/as negr@s quilombhoje, este marco surgiu na década de 1970, em Porto Alegre (RS), por intermédio do grupo Palmares que, procurando uma alternativa ao Dia da Abolição da Escravatura (13 de maio), "redescobriu" a saga do quilombo de Palmares. Inicialmente celebrado como Dia do Negro, tornou-se, em 1978, Dia Nacional da Consciência Negra, por meio de iniciativa do Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial (MNUCDR, depois MNU). 

Para Kika Silva, coordenadora Fórum de Mulheres Negras do Estado de São Paulo, "essa comemoração é um reconhecimento da luta do movimento negro e ocorre no dia da morte de Zumbi, considerado o herói libertador do povo negro no país. Mas, com as comemorações, é preciso lembrar que faltam políticas públicas, que contribuam para inserção da população negra no país, excluída em sua maioria". 

E as estatísticas oficiais comprovam esta situação excludente: dados do IPEA mostram, entre outros dados, que os negros são 64% dos pobres e 69% dos indigentes brasileiros; o Brasil branco é 2,5 vezes mais rico que o negro. E as mulheres negras são a camada mais prejudicada da sociedade.

Neste contexto, a Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (Fase) criou, por meio do seu projeto Brasil 2000 - novos marcos para as relações raciais o site Rede Nova Abolicionista, um ótimo instrumento para as pessoas interessadas em estudos, pesquisas e informações sobre a população negra. Nele, as organizações do movimento negro podem efetuar automaticamente seu cadastro, que já está disponível aos visitantes . Conforme o editor do site, Márcio Gualberto, ainda neste mês o espaço será renovado. "Queremos torná-lo em um site dinâmico, um pequeno portal, pois muitas organizações não têm recursos humanos e financeiros para administrar algo similar", analisa Gualberto.

O Centro de Educação e Cultura Popular (Cecup) /Abong integram a Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), que realizará, entre outras atividades, a XXII Marcha Zumbi dos Palmares. Neste ano, o homenageado é João Cândido, "Herói Nacional da Revolta da Chibata". O evento ocorrerá em Salvador (BA), às 16h (trajeto: Campo Grande à Sé). quilombhoje@ig.com.br; 
forumspmnegras@bol.com.br

www.fase.org.br/novaabolicionista e
www.fase.org.br/nova_abolicionista.asp (a partir de 20/11);
cecup@terra.com.br;conenba@bol.com.br;

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca