ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

20931/10/2002 a 6/11/2002

MOC representa Brasil em Fórum no Peru

O Movimento de Organização Comunitária - MOC está representando o Nordeste brasileiro no Fórum Governabilidade para Empoderamento dos Pobres, promovido pelo Banco Mundial. O evento acontece em Lima, no Peru, entre os dias 30/10 e 1º/11, e reúne importantes lideranças de 17 países da América Latina. Com base na experiência do MOC, o Banco Mundial sugeriu que a ONG representasse a Região, expondo, em particular, sua experiência por meio do Projeto CAT - Conhecer, Analisar e Transformar. Este programa foi premiado pelo Bird neste ano, como uma das melhores Experiências Sociais Inovadoras, na área de educação rural. Naidison Quintella Baptista, secretario executivo do MOC, está representando a organização. 

O encontro tem como objetivo discutir estratégias de fortalecimento e participação da sociedade civil, em ações de melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda, abordando temas como: qualidade dos serviços públicos, a regulação dos mercados cambiais, reforma política e mecanismos contra a corrupção.

"Uma experiência nordestina premiada e indicada", enfatiza Clodoaldo Paixão, coordenador técnico-pedagógico do MOC, a respeito do CAT - um programa em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana e as Secretarias Municipais de Educação dos municípios Cansanção, Araci, Santa Luz, Conceição do Coité, Valente, Retirolândia, Santo Estevão e Riachão do Jacuibe. Conforme Paixão, o Projeto realiza a capacitação de professores da rede pública municipal, que trabalham na zona rural da região sisaleira da Bahia. "É uma proposta pedagógico-metodológica, que busca a valorização cultural regional, numa perspectiva de desenvolvimento local sustentável", explica. Por meio do CAT, professores e alunos realizam uma pesquisa para análise da realidade local, elaboram um estudo e implementam a intervenção nas comunidades. E os professores aderem voluntariamente à proposta do MOC. O Projeto CAT já é desenvolvido há cerca de oito anos. "Inicialmente, em três municípios. Hoje são oito. E há mais demanda pela implementação do projeto", relata Paixão. E-mail: moc.ba@uol.com.br

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca