ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

20426/09/2002 a 2/10/2002

Lançamento do Fórum Social Mundial 2003 acontece em Porto Alegre e São Paulo

No dia 23 setembro, foi lançado oficialmente, em Porto Alegre, o Fórum Social Mundial 2003. O ato, que marcou a abertura das inscrições de delegados para o evento, contou com a presença de membros da Secretaria do FSM, representantes dos Fóruns Sociais Temático Argentina e Regional Europeu, do governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, e de João Verle, prefeito de Porto Alegre. No dia 24, o lançamento foi feito em São Paulo e contou com as presenças de Oded Grajew e Maria Luisa Mendonça, representantes da Secretaria/Comitê Organizador do FSM, de Beverly Keene e Isaac Rudnik, representantes do Fórum Social Temático Argentina, e de Nadia de Mond, representante do Fórum Regional Europeu. Nos dois eventos, foi realizado um balanço do processo de construção e mundialização do FSM, foram divulgadas informações sobre a programação do FSM 2003 e a preparação para o Fórum Europeu, e analisados os resultados do Fórum Argentino.

O FSM 2003 acontece na capital gaúcha, de 23 a 28 de janeiro de 2003, com uma modificação: desta vez o evento não ficará centralizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). As atividades também acontecerão no estádio do Gigantinho, no Cais do Porto e no auditório Araújo Vianna. Outra novidade são as "Mesas de Diálogo e Controvérsia", com a participação de representantes de governos, órgãos da ONU e partidos políticos. Conforme o Conselho Internacional do FSM, as discussões serão baseadas em 5 eixos temáticos: Desenvolvimento Democrático e Sustentável; Princípios e Valores; Direitos Humanos e Diversidade; Mídia, Cultura e Contra-hegemonia; Poder Político, Sociedade Civil e Democracia; e Ordem Mundial Democrática, Combate à Militarização e Promoção da Paz. Os eixos foram decididos a partir dos temas prioritários discutidos em plano mundial pelos movimentos e organizações sociais. 

Para a mundialização efetiva do FSM, estão sendo organizados os Fóruns Sociais Regionais. Antes do FSM 2003, devem ocorrer ainda 3 Fóruns Sociais: Fórum Social Asiático, em Hyderabad, região centro-sul da Índia, de 2 a 7 de janeiro de 2003; Fórum Social Europeu, em Florença (Itália), de 7 a 10 de novembro deste ano, e o Fórum Social Pan-amazônico, que se realizará um pouco antes do FSM 2003. Além desses, ocorrerá o II Fórum Mundial de Educação, de 19 a 22 de janeiro, em Porto Alegre.

As inscrições para delegados e oficinas já estão abertas. Para se inscrever, é preciso preencher uma ficha disponível no www.forumsocialmundial.org.br. O prazo final para a inscrição de oficinas é 29 de novembro de 2002. Nos meses de novembro e dezembro, uma comissão do Comitê Organizador/Secretaria do FSM entrará em contato com os responsáveis pelas propostas recebidas e pode sugerir, conforme o caso, a fusão de algumas propostas ou até mesmo a sua transformação em seminários. Mais informações pelo fsm2003imprensa@uol.com.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca