ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

20212/09/2002 a 18/09/2002

ONGs associadas à ABONG recebem prêmios

ONGs associadas à ABONG receberam, no mês de agosto, o prêmio "Ações Sustentáveis em HIV/Aids" por experiências bem-sucedidas em sua área de atuação. O prêmio, com o valor de R$ 50 mil, foi criado pelo Ministério da Saúde, em parceira com a Fundação Ford, o Banco Bradesco, a Volkswagen do Brasil e a USAID. As organizações podiam participar em cinco categorias: Captação de Recursos, Planejamento Estratégico, Fortalecimento de Gestão e Marketing Institucional.

Na categoria Fortalecimento de Gestão - em que foram analisados itens como profissionalização dos recursos humanos, legislação, gestão de voluntários, investimento na gestão administrativo-financeira e infra-estrutura -, a vencedora foi a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids - ABIA, organização fundada em 1986. O projeto premiado foi o "Sustentando a Solidariedade - políticas de saúde e democratização da informação". Para Cristina Pimenta, coordenadora-geral da ABIA, "ganhar o prêmio após 16 anos de existência é um estímulo a mais para a continuidade de nossas ações, que sempre tiveram como foco principal a promoção dos direitos humanos, o controle social das políticas públicas, a produção de conhecimento e o acesso democrático a informações de prevenção e assistência ao HIV/Aids no Brasil".

A segunda colocada na mesma categoria foi a SOS Corpo - Gênero e Cidadania, com o projeto Fortalecendo Grupos de Mulheres para Prevenção em HIV/Aids, executado de 1998 a 2000. A SOS Corpo, que tem no feminismo a base de sua construção e ação institucional, organiza seu trabalho por meio de quatro Programas (Feminismo e Democracia, Justiça Social e Desenvolvimento, Cotidiano e Cidadania), um centro de Documentação e Apoio Pedagógico e um Fundo de Ação Comunitária. Segundo Solange Rocha, uma das executoras do projeto vencedor, "a SOS Corpo sentiu a necessidade de desenvolver ações de fortalecimento institucional, visando aumentar a capacidade dos grupos de responder aos desafios no campo administrativo e financeiro, com formas de gestão que estimulem a criatividade, a iniciativa e a motivação necessária para a otimização no desenvolvimento de suas atividades".

Outra associada à ABONG, o Grupo de Apoio à Prevenção da Aids do Rio Grande do Sul - GAPA-RS, também ficou em primeiro lugar na categoria Marketing Institucional. O GAPA-RS foi a única organização fora do eixo Rio-São Paulo a ser premiada. O projeto premiado, Controle Social e Advocacy, revelou de que forma o GAPA vem intervindo positivamente na formulação de políticas públicas e orçamentárias de saúde. "A entidade ocupa espaço em Conselhos de Saúde nos três níveis (municipal, estadual e nacional) e pauta seu trabalho na formulação de políticas públicas de inclusão e no combate aos preconceitos, além de lutar pela garantia aos sistemas de saúde e pelo acesso à informação visando à prevenção", explica Célia Ruthes, presidente do GAPA-RS.

 

BID premia Visão Mundial

O Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID concedeu, no dia 10, o prêmio "Excelência em Serviços de Desenvolvimento Empresarial 2002" para a Visão Mundial, organização não-governamental associada à ABONG. A Visão Mundial atua em comunidades carentes de 14 estados brasileiros com programas de saúde, educação, habitação, agricultura, pecuária etc. A organização foi premiada por causa das ações bem-sucedidas do "Programa Comércio Solidário", que possibilita que pequenos produtores rurais e artesãos coloquem seus produtos no mercado e ganhem uma parcela maior de lucro pela venda deles. Segundo João Diniz, gerente de desenvolvimento econômico da Visão Mundial: "Não se trata de assistencialismo, mas, sim, de dar a possibilidade para essas pessoas de terem um ofício e gerar uma boa renda com ele". Visão Mundial: (31) 3273-5944 ou www.visaomundial.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca