ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Beyond
informes - ABONG

20029/08/2002 a 4/09/2002

GTA e Isa participam do Encontro Rio + 10

Diferente do primeiro, ocorrido em 92 (ECO 92), o segundo encontro da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, que teve início no dia 26 de agosto e termina no dia 4 de setembro, em Joanesburgo, África do Sul, começou sem muito entusiasmo. Isso porque EUA, Japão e membros da União Européia continuam não aceitando criar metas de implementação de algumas decisões do Rio 92, e, por causa disso, discussões relativas ao Protocolo de Quioto, por exemplo, foram deixadas de lado por pressão norte-americana.

 

Segundo Adilson Vieira, secretário-geral e um dos representantes do Grupo de Trabalho Amazônico - GTA no encontro, as negociações entre os governos têm sido difíceis, e a perspectiva mais otimista é tentar ao menos garantir os acordos firmados na ECO 92. Adilson, que proferiu palestra no dia 26, mostrou o erro na definição da Amazônia como vazio demográfico e criticou sua internacionalização: "O que é necessário é amazonizar o mundo", conta ele. Para Juliana Santilli, uma das diretoras e representantes do Instituto Socioambiental - ISA, é muito importante a participação da sociedade na discussão sobre o uso dos recursos genéticos. Em sua palestra, também no primeiro dia do evento, ela elogiou as medidas do presidente Fernando Henrique para punir o crime de biopirataria e ressaltou a participação da sociedade civil nessa discussão.

Paralelamente ao encontro da Cúpula, acontece o Fórum Global da Sociedade Civil, com início em 19/08 e término também no dia 4/09. Participam do Fórum integrantes do ISA, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - Ipam e do GTA. O ISA e o GTA organizaram diversos eventos com a temática ambiental que acontecerão durante o Fórum. Dentre eles, a apresentação "Governança de Fronteira e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia - Salvando a Biodiversidade e Protegendo os Sistemas Climáticos Regionais e Mundial", única apresentação sobre a Amazônia e uma das poucas brasileiras. Segundo Adilson Vieira, nesse evento paralelo, o GTA vai falar sobre a biodiversidade e a repartição de benefícios dessa biodiversidade para as populações na Amazônia. "É necessário um modelo diferenciado de desenvolvimento para a Amazônia, partindo dos modelos já existentes, como as Reservas Extrativistas e as áreas indígenas, e da riqueza cultural, social e biológica local", argumenta Vieira. 

O ISA fará a apresentação "Experiências Latino-americanas na Utilização de Sistemas de Informações Socioambientais Georreferenciadas como Instrumento para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia". Adriana Ramos, coordenadora do Programa Brasil Socioambiental, Carlos Alberto Ricardo, coordenador do programa Rio Negro, e vários representantes indígenas também integram a equipe do ISA no Rio + 10. Eles irão acompanhar as diversas atividades relacionadas à área de atuação da instituição, entre elas o projeto Amazônia e Mata Atlântica - uso sustentável através do Programa Piloto do Brasil - PPG-7.

Embora a ONU esperasse um público recorde no Rio + 10, a conferência não tem apresentado o público esperado e não conta com a participação do presidente dos Estados Unidos, George Bush. O presidente Fernando Henrique Cardoso chega na capital da África do Sul no dia 03/09 e é uma das presenças mais aguardadas pela importância do Brasil na formulação das políticas socioambientais. Mais informações: GTA (61) 346-7048 ou www.gta.org.br; ISA (11) 3825-5544 ou www.socioambiental.org.

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca