ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

20029/08/2002 a 4/09/2002

TV Matraca fica entre os 100 pré-selecionados para o "Gestão Pública"

Resultado de uma parceria entre o Centro de Cultura Luiz Freire/TV Viva e a Prefeitura de Recife, o Projeto TV Matraca ficou entre os 100 pré-selecionados para receber o "Gestão Pública", prêmio anual oferecido pela Fundação Getúlio Vargas/SP, a Fundação Ford e o BNDES aos projetos de desenvolvimento local. A TV Matraca é um retorno à TV de rua, projeto da TV Viva, de 1984, que consistia na exibição de programas em telões instalados em locais públicos. 

Levantando os problemas e as tradições culturais de 34 bairros de Recife e discutindo temas importantes da atualidade, a TV Matraca, que estreou em março do ano passado, é exibida em dois bairros por noite com material gravado e também a participação da população ao vivo. Apresenta um programa diferente por mês, com seis blocos: "Meu bairro é o maior" retrata, por meio de reportagens, a história de um bairro de Recife; "Recife está no ar" mostra os projetos sociais realizados pela Prefeitura sob a ótica dos moradores; "Giramundo" é uma reportagem sobre algum tema importante do momento - no programa exibido neste mês o assunto são as eleições -; "Se ligue" é um quadro de serviços e dicas aos moradores dos bairros - nos programas anteriores, foram dadas dicas de como prevenir-se da dengue e economizar energia; "Ciranda cultural" apresenta matérias de cultura; e ainda um bloco voltado ao público infantil. 

As participações ao vivo são organizadas pelos 34 "matraqueiros", pessoas que representam lideranças nos bairros, com as quais é realizada uma reunião por mês para discutir as pautas do programa do mês seguinte. "As pessoas identificam-se com o que está acontecendo; ao mesmo tempo em que dão opiniões, vêem-se no telão. O programa faz com que as pessoas descubram-se e também descubram seu bairro", explica Eduardo Homem, coordenador da TV Viva. Ele conta que, em um dos programas realizados no bairro Auto de Santa Teresinha, a comunidade acabou descobrindo que ali havia 32 grupos culturais constituídos por jovens. Ainda segundo Eduardo Homem, a partir do próximo mês o público infanto-juvenil vai ganhar um presente: a exibição de dois desenhos animados apresentados no "Anima Mundi". Mais informações: TV Viva (81) 3429-4109 e Centro de Cultura Luiz Freire (81) 3301-5241 - cclf@cclf.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca