ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Mesa de Articulación
informes - ABONG

19922/08/2002 a 28/08/2002

Voluntários monitoram os trabalhos das casas legislativas

Criado há 12 anos, o Movimento Voto Consciente, que faz parte do Conselho de Entidades e Cidadãos pela Ética na Câmara Municipal de São Paulo - composto por 30 entidades e 8 cidadãos que discutem o Plano Diretor da cidade de São Paulo, a Reforma Administrativa da Câmara e a implantação de um Código de Ética para a Câmara, entre outros assuntos -, é um veículo que permite ao eleitor monitorar o trabalho de seus representantes nas Casas Legislativas. O Movimento tem ramificações em cidades do interior do estado de São Paulo e também em outros estados, como Minas Gerais e Rio de Janeiro, e atua de três formas:

 

  • Um grupo de voluntários acompanha o trabalho de vereadores e deputados (estaduais e federais) observando os seguintes itens: se existem processos contra eles, se eles têm ligações com pessoas corruptas, sua freqüência na Câmara, suas propostas, sua atuação em casos de corrupção etc. Esse mesmo grupo acompanha as grandes votações no Senado, como é o caso da votação sobre a ALCA e a base de Alcântara.

  • Outro grupo de voluntários, formado por professores e pedagogos, atua nos Fóruns da Cidadania com jovens do ensino médio de escolas particulares e estaduais, conscientizando-os para a importância do voto, esclarecendo quais as funções de vereadores e deputados, informando como se altera uma lei etc. O terceiro grupo atua nas empresas no projeto Responsabilidade Social.

  • O Movimento ainda realiza parcerias com outras entidades para esclarecimento sobre políticas públicas.

Segundo a coordenadora-geral do Movimento Voto Consciente, Rosângela Giembinsky, o objetivo do Movimento é aproximar o político do cidadão. "O cidadão vota e depois esquece do candidato. Nossa intenção é ser um interlocutor entre o cidadão e seu representante", ela explica. 

O Voto Consciente possui um site (www.votoconsciente.org.br) no qual publica notícias sobre o Movimento e informações sobre os monitoramentos realizados nas Câmaras. "Acabamos de publicar uma lista apartidária com alguns candidatos à Câmara Estadual de São Paulo. Dos 94 candidatos, escolhemos 25 pessoas que trabalharam em favor da população nos últimos anos", argumenta Rosângela. Para Rosângela, a população já é bem informada sobre os escândalos pela imprensa. "Ao Movimento cabe mostrar o lado positivo, isto é, que ainda existem políticos que realizam trabalhos a favor da população", conclui ela. Mais informações: (11) 3849-4804.

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca