ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

1961/08/2002 a 7/08/2002

Fórum Social Temático Argentina

Os Fóruns Sociais Temáticos têm como objetivo aprofundar os debates de questões específicas, consideradas prioritárias na conjuntura mundial pelo Conselho Internacional do Fórum Social Mundial. O Fórum Social Temático Argentina, que acontece neste ano de 22 a 25 de agosto, em Buenos Aires, será um dos principais espaços das organizações e dos movimentos ligados ao Fórum Social Mundial para o aprofundamento das discussões sobre os efeitos das políticas neoliberais nos países em desenvolvimento. Os assuntos a serem discutidos fazem parte de dois eixos temáticos: Causas e Conseqüências da Crise, Resistências e Alternativas.

 

O evento deverá contar com a participação de delegados da América Latina e de representantes de organizações do Conselho Internacional do FSM. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas via Internet (http://forosocialargentina.netex.com.ar) ou pelo e-mail forosocialarg@wamani.apc.org (Comitê Organizador Argentina). Os interessados em organizar atividades antes do encontro do dia 22/08, nas demais cidades e regiões do país, podem fazê-lo entrando em contato com o Comitê Organizador.

 

No dia 30 de julho, o Comitê Organizador Argentina, a Secretaria do FSM e o Conselho Internacional do FSM fizeram o lançamento do Fórum Social Temático Argentina. Participaram do ato as seguintes entidades: Attac São Paulo e Central Única dos Trabalhadores (Brasil), Coordenadoria das Centrais Sindicais do Cone Sul e Articulación Marco Sur (Uruguai). Na ocasião, foram discutidos: a crise do regime político, econômico e social neoliberal na Argentina; os processos de convergência e articulação das diferentes organizações sociais que lutam contra o modelo neoliberal na Argentina; a articulação das lutas em nível continental contra a ALCA e os projetos de integração e desenvolvimento na região sul com base na defesa da solidariedade e dos interesses dos povos, entre outros assuntos.

 

O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires e contou com a presença de diversas personalidades, como Adolfo Perez Esquivel (prêmio Nobel da Paz), das Mães da Praça de Maio e de um público de cerca de 200 pessoas, entre interessados, representantes das entidades organizadoras e jornalistas dos principais órgãos de imprensa do país. Na abertura da cerimônia, foi lido um documento de apresentação do Fórum e, em seguida, foi realizada uma explanação sobre a programação, os eixos temáticos, seus objetivos e o processo de mundialização do Fórum Social Mundial.

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca