ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Mesa de Articulación
informes - ABONG

19525/08/2002 a 31/08/2002

CDI acaba de lançar a 3ª edição da Campanha Megajuda

Lançada no final do mês passado, a Campanha Megajuda 2002, resultado de uma parceira entre o Comitê para Democratização da Informática - CDI e a Câmara Americana de Comércio de São Paulo - AMCHAM, conta ainda com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP e do Instituto Ethos de Responsabilidade Social para atingir seu objetivo: arrecadar 3 mil computadores até o final do ano. Nas duas primeiras edições da Campanha, foram arrecadadas cerca de 3,1 mil máquinas que beneficiaram mais de 50 mil jovens em 200 comunidades do País. O Megajuda é apenas um dentre os vários projetos desenvolvidos pelo CDI para minimizar a exclusão digital. O Comitê, fundado no Rio de Janeiro em 1995, tem como atividade principal a criação de Escolas de Informática e Cidadania (EICs) para que pessoas de comunidades carentes tenham acesso à informática.


Projetos

Com o apoio da Sun Microsystems, que acaba de doar equipamentos no valor de US$ 140 mil, o CDI-Pernambuco vai montar o segundo laboratório profissionalizante em Informática, que funcionará como um centro de pesquisa e desenvolvimento de softwares com código aberto, equipado com um servidor e 15 estações de trabalho de última geração. O CDI-RS montou seis EICs para jovens em situação de risco - duas funcionam na FEBEM - com 30 equipamentos doados pela Telefonica. Mas o CDI foi ainda mais longe. No ano passado, nasceu a EIC-Muaná, pequena cidade que fica na ilha de Marajó, e para a qual só é possível se chegar depois de viajar seis horas de barco pelo rio Pará até Belém.

 

Desde que a escola de informática foi montada, a vida de muitos moradores das regiões ribeirinhas vem mudando. Cerca de 320 pessoas já passaram pela EIC, e hoje muitas estão cursando a Universidade Agrotécnica de Castanhal, cidade próxima a Muaná. O CDI também desenvolve projetos para os portadores de deficiência. Na EIC Ecumênica (Curitiba), união do CDI do Paraná e da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional - Fepe, 60 portadores de deficiência mental aprendem informática por uma metodologia de ensino própria para eles. Mais informações em www.cdi.org.br ou www.megaajuda.com.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca