ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

19418/07/2002 a 24/07/2002

ENA reúne ONGs e agricultores de todo o país

No dia 30 de julho, no Campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, terá início o Encontro Nacional de Agroecologia (ENA). Até o dia 2 de agosto, ocorrerão plenárias com temas gerais, debates em grupos de trabalho sobre temas específicos e a "Feira de Saberes e Sabores". Os objetivos principais do ENA 2002 são: afirmar a agroecologia como um modelo tecnológico alternativo para o Brasil em oposição ao modelo agroquímico hoje dominante; estimular a articulação e cooperação entre diferentes setores que atuam na promoção da agroecologia como instrumento de viabilização da agricultura familiar, do agroextrativismo e da reforma agrária; e formular propostas de políticas públicas que favoreçam a generalização da agroecologia, a partir das experiências dos participantes do ENA, e submetê-las ao debate com os candidatos à presidência.

O ENA é fruto de uma confluência de iniciativas, como os encontros da Rede de Projetos de Tecnologias Alternativas (Rede PTA), os encontros de profissionais vinculados a instituições do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária e o Seminário sobre Reforma Agrária e Meio Ambiente, realizado pelo Fórum Brasileiro de ONGs que atuam na área e pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária.


Propostas

Nos grupos de trabalho por segmento e por região, serão discutidos, entre outros, os temas: manejo de recursos hídricos; assentamentos e outras formas de apropriação da terra e agroecologia; direitos dos agricultores e propriedade intelectual; certificação, transformação e comercialização de produtos agroecológicos; sistemas agroflorestais e agroextrativismo; e plantas medicinais. Haverá ainda um debate público sobre os transgênicos, no dia 1º de agosto, como parte da Campanha "Por um Brasil Livre de Transgênicos", e duas feiras: a "Feira de Saberes e Sabores", em que estarão expostos e à venda produtos agroecológicos, e a "Feira Ecológica da Glória", na qual serão comercializados produtos agroecológicos do estado do Rio de Janeiro. Na plenária de encerramento, será elaborado um documento sobre o tema do Encontro para a apreciação e o pronunciamento dos candidatos à presidência da República, que foram convidados a participarem do ENA 2002. 

O ENA está recebendo apoio financeiro de ONGs, entidades governamentais e de agências de cooperação internacional. Parte dos recursos será utilizado para viabilizar a participação de 500 agricultores do país (transporte, hospedagem, alimentação). Para participar do ENA, é necessário ter experiências concretas em agroecologia, sejam elas no campo da produção, promoção do desenvolvimento local, educação, formação, extensão rural, pesquisa, transformação de produtos etc. O formulário de inscrição está disponível no site www.encontroagroecologia.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca