ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

1925/07/2002 a 9/07/2002

Notas

Rio + 10

Durante o seminário preparatório para a Rio+10, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 25 de junho, organizações não governamentais, redes de ONGs ambientalistas e movimentos sociais entregaram carta-aberta aos governantes do Brasil, Reino Unido, Suécia, Jordânia e África do Sul, que compareceram ao evento. O documento mostra que a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+10), na África do Sul em agosto, corre risco de não atender às expectativas, podendo resultar em retrocessos, se não houver uma mudança de atitude por parte dos países centrais. Foram encaminhadas cópias do documento aos chefes de organismos internacionais, incluindo o secretário-geral da ONU, Kofi Annan.


"A manutenção da paz e da segurança internacional dependem do nosso sucesso em lidar com as questões fundamentais de sustentabilidade", diz o documento, depois de descrever as terríveis conseqüências sociais ocasionadas pela degradação ambiental, e alertar para a necessidade de os governos assumirem compromissos no sentido de reverter o quadro: "Coalizões entre a sociedade civil, o setor privado e os governos, por mais amplos que sejam, não podem substituir a ação oficial. Acreditamos que tais coalizões só podem ser eficazes quando ligadas a compromissos multilaterais específicos, assumidos pelos governos".


A carta-aberta divulgada pelas organizações da sociedade civil descreve também propostas que serão apresentadas em Johannesburgo, a partir dos temas: Energia; Água; Biodiversidade; Comércio e Responsabilidade Empresarial, Participação e Transparência.


Veja a íntegra do documento no site do Fórum de ONGs Brasileiras e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento www.ongsbrasil.org


Transgênicos

A AS-PTA, uma das ONGs que coordenam a Campanha "Por um Brasil livre de Transgênicos", produziu três programas de rádio sobre o tema: um com o enfoque dirigido às "Sementes", outro sobre "Agroeconomia" e o último com o tema "Meio Ambiente". Os programas são dirigidos a agricultores e têm por objetivo promover a discussão sobre os transgênicos no meio rural.
As organizações da sociedade civil ou emissoras de rádio interessadas na divulgação do material devem entrar em contato com a ONG.


AS-PTA (RJ) - (21) 2253-8317 E.mail: aspta@alternex.com.br ou campanhatransg@uol.com.br


Revista Ocas

A Organização Civil de Ação Social está lançando, esta semana, no Rio de Janeiro e em São Paulo, a revista Ocas, que tem por objetivo fornecer meios de reintegração social aos moradores de rua, que vão gerar renda através da venda da publicação. O vendedor compra a revista por R$ 0,50, vende por R$ 2,00 e fica com o a diferença.


"Ocas" foi inspirada na publicação "The Big Issue", que há mais de11 anos circula nas ruas de Londres.


Mais informações: amota@novapesquisa.org.br


Plebiscito Alca

O Plebiscito Nacional sobre a Alca, que acontecerá entre 1o e 7 de setembro, já tem cédula definida. Durante a 9ª Plenária Social Nacional, realizada em junho, representantes de organizações da sociedade civil de quase todos os estados que participaram do encontro decidiram que a cédula vai conter três perguntas:

 

1) O governo brasileiro deve assinar o tratado da ALCA?;

 

2) O governo brasileiro deve continuar participando das negociações da ALCA?;

 

3) O governo brasileiro deve entregar parte de nosso território - a base de Alcântara - para controle militar dos EUA?


Durante os meses de julho e agosto, estão previstas atividades de mobilização sobre o tema, como um seminário internacional com discussões e troca de experiência sobre a realização de plebiscito nos demais países; realização de caravanas, mutirões, marchas de conscientização e debates públicos.
Secretaria Nacional da Campanha Jubileu Sul/Brasil: Telefax: 11 3341 0201 E-mail: jubileubrasil@caritasbrasileira.org

jubileubrasil@terra.com.br; Site: www.jubileubrasil.org.br e www.jubileu2000.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca