ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

19127/06/2002 a 3/07/2002

Fórum Pan-Amazônico discutirá desenvolvimento sustentável da região

Pelo segundo ano consecutivo, o Fórum Pan-amazônico será realizado em Belém (PA), com a participação de representantes dos países da Região Amazônica. Ainda sem data definida, o evento acontecerá em janeiro, alguns dias antes do Fórum Social Mundial de 2003, para possibilitar que os participantes sigam diretamente para Porto Alegre.

As atividades serão organizadas em três eixos: Soberania nacional/construção da soberania popular; Água e terra para sustentar o povo; e Neo-colonialismo, multiculturalismo e culturas nacionais. O Fórum será precedido de encontros nas áreas de fronteira do Brasil com Guiana Francesa, Peru e Venezuela.


Caravanas Fluviais

A exemplo do ocorrido no "Encontro das Águas", realizado nos dias 23 e 24 de maio, em Manaus, no Fórum Pan-Amazônico várias delegações deverão chegar ao evento de barco, navegando através dos rios da Região, para reforçar a necessidade de conservação deste recurso vital e estratégico para a humanidade. Estão previstas "caravanas fluviais" com participantes da Colômbia, do Amapá com Guiana Francesa, de Manaus com Venezuela e da Base de Alcântara.


Encontro das Águas

Organizado por ABONG-Amazônia , CUT, Fase, CTA, Instituto da Cidadania, CNBB, entre outras entidades, o Encontro das Águas foi o ponto culminante da Caravana em Defesa das Águas e dos Povos da Amazônia, processo iniciado em fevereiro de 2002, através de articulações entre organizações da sociedade civil dos estados da região.

O evento reuniu delegações de extrativistas, camponeses e trabalhadores urbanos, de diversas culturas e etnias. O primeiro dia foi marcado por um ato público, com presença de dezenas de barcos, no ponto de convergência entre os Rios Negro e Solimões, e manifestação no centro de Manaus. No segundo dia aconteceram oficinas sobre desenvolvimento sustentável e debates sobre a internacionalização da Amazônia, entre outros temas.


ABONG/Amazônia: Fone: (91) 224-907 E-mail unipop@amazon.com.br

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca