ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

1886/06/2002 a 12/06/2002

ONGs preparam contribuições à Rio + 10

As ONGs e movimentos sociais de todo o país preparam suas contribuições à Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+10, a ser realizada entre 26 de agosto e 4 de setembro deste ano em Joanesburgo, África do Sul. A última conferência preparatória à Rio+10 termina no dia 7 de junho, em Bali, Indonésia. Para as organizações que integram o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável, a cúpula mundial pode fracassar caso os governos, principalmente aqueles dos países que integram o G-7, continuem a defender apenas interesses corporativos e econômicos.

A posição da sociedade civil tem sido debatida em diversas atividades. No início deste ano, representantes de 40 países participaram do Fórum Preparatório Rio+10, realizado em Porto Alegre (RS), entre 28 e 30 de janeiro deste ano. No evento, foram discutidas e propostas alternativas a temas emergentes da agenda internacional que devem reforçar as propostas brasileiras na conferência. A íntegra do manifesto final do encontro pode ser lida no endereço:  http://www.sema.rs.gov.br/sema/html/rio_10port1.htm.


Amazônia na Rio +10

O GTA – Grupo de Trabalho da Amazônia – e o ISPN estão organizando uma campanha para apoiar o acompanhamento e a tomada de posição das entidades da Amazônia sobre os temas que estarão em debate na Rio+10. O objetivo é estimular e apoiar a participação de diferentes segmentos sociais de base da região amazônica, além de ambientalistas e entidades de assessoria aos movimentos sociais, no processo de preparação para a conferência.

Além de um informativo, a Campanha estará vinculando uma programação especial nas rádios comunitárias de toda a Amazônia até setembro deste ano. O documento final de posição da Amazônia será redigido durante seminário a ser realizado de 4 a 6 de julho, em Manaus (AM), com a presença de representantes das 17 regionais do GTA e outras entidades parceiras. Além de ser encaminhado à Rio+10, o documento será apresentado aos candidatos nas eleições nacionais deste ano como subsídio às plataformas de governo.

Maiores informações sobre a Campanha pela Amazônia na Rio+10 podem ser obtidas pelo e-mail: rio10@ispn.org.br.


Fórum “A Carta da Terra”

Debater e difundir assuntos que compõem a pauta para Cidades mais Seguras como educação, saneamento, meio ambiente, saúde, entre outros, é o objetivo do Fórum A Carta da Terra por Cidades mais Seguras, organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS), junto com o Instituto Paulo Freire (IPF) e o Centro Internacional de Desenvolvimento Sustentável (CIDS). O encontro acontece entre os dias 19 e 21 de junho, em Joinville (SC), e seu documento final também será enviado para a Rio +10.
Informações – E-mail: ids.joinville@terra.com.br


Publicação

As contribuições das ONGs e movimentos sociais do Brasil para os debates da Rio+10 são o tema da série de artigos Conexão – Diálogos entre as esferas global e local, que o Instituto Vitae Civilis lançou no último dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Os textos estão disponíveis para download no endereço: www.vitaecivilis.org.br.

 

Mais informações sobre a Rio+10 podem ser encontradas nos endereços a seguir.


Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável: http://www.ongsbrasil.org/
Site oficial da Rio+10: http://www.johannesburgsummit.org/.

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca