ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

1886/06/2002 a 12/06/2002

Coordenadores dos FSMs regionais reúnem-se em São Paulo

Cerca de 15 organizadores de fóruns sociais temáticos e regionais reuniram-se nos dias 4 e 5 de junho, em São Paulo, para discutir a temática, metodologia e integração dos eventos no âmbito do Fórum Social Mundial. A reunião foi mais uma das etapas do processo de mundialização do Fórum e do aprofundamento do debate de questões prioritárias na conjuntura mundial. Estiveram presentes na reunião representantes de organizações que preparam os fóruns na Europa, Índia, Argentina, Nova Zelândia, Equador, Amazônia (pelo fórum Pan-amazônico) e Catalunha (pelo Fórum Social Mediterrâneo).

Devido às eleições nacionais no Equador e ao forte envolvimento dos movimentos nas mobilizações contra a Alca, o Fórum Social Pan-americano, que havia sido programado para ocorrer paralelamente ao encontro de Ministros da Alca, em Quito, Equador (27 de outubro a 1 de novembro), foi adiado para outubro de 2003. Também está programado para ocorrer em meados de 2003 o Fórum Social Mediterrâneo, envolvendo países da região mediterrânea (Europa e África). Já o Fórum Social Temático do Oriente Médio continua em discussão, sem grandes avanços até o momento.

A segunda edição do Fórum Social Pan-amazônico está programada para meados de janeiro de 2003 e deve contar com a participação dos vários países da região amazônica. As propostas de eixos de debate serão a luta contra a Alca, soberania nacional e a construção da soberania popular, águas e terra para sustentar o povo e neo-colonialismo, multiculturalismo e culturas nacionais.

Discutir a situação da Argentina enquanto exemplo das conseqüências das políticas econômicas impostas pelo FMI e pelo modelo neoliberal é a proposta do Fórum Social Argentino, ainda sem data definida para ocorrer.

Para mais informações sobre os fóruns regionais e contatos com seus organizadores, acesse a seção “Boletins”, no site: www.forumsocialmundial.org.br.

 

GT de Cultura do CB faz sua primeira reunião no dia 11/6

No próximo dia 11, acontece no Rio de Janeiro a primeira reunião do GT de Cultura do Conselho Brasileiro (CB) do FSM. A reunião será realizada na sede do Ibase (Av. Rio Branco, 124/8º andar – Tel. (21) 2509-0660), das 10h às 18h. O GT foi um dos grupos constituídos durante o seminário do Conselho Brasileiro, realizado nos dias 20 e 21 de maio em São Paulo para aprofundar o debate sobre as formas de participação na construção do processo FSM e na realização do FSM 2003, em Porto Alegre. Além de discutir o tema do ponto de vista conceitual, o GT de Cultura tem como proposta ajudar na organização das atividades culturais gerais do FSM2003 e nas cerimônias de abertura e encerramento.

Contribuir com a mundialização do FSM no sentido de disponibilizar e intermediar contatos com entidades parceiras em outras regiões do mundo, com ênfase especial no continente africano; interiorizar no país os debates sobre o FSM, viabilizar a comunicação entre as organizações participantes do processo FSM; auxiliar na indicação de palestrantes; contribuir no debate sobre metodologia, comunicação e cultura para o FSM 2003 são alguns dos objetivos dos demais Grupos de Trabalho constituídos no seminário.

Informações sobre o GTs brasileiros podem se obtidas com Luana Vilutis: fsm2003cb@uol.com.br.

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca