ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

18730/05/2002 a 5/06/2002

I Conferência Nacional de Mulheres Brasileiras acontece em Brasília

A primeira Conferência Nacional de Mulheres Brasileiras (CNMB) acontece na próxima semana, nos dias 6 e 7 de junho, em Brasília (DF). Como espaço de articulação política a CNM tem como objetivo empoderar os movimentos de mulheres, fortalecendo sua capacidade de interferir na sociedade como sujeitos de transformação social. A partir do debate e mobilização dos movimentos de mulheres, a conferência vai construir uma Plataforma Política Feminista dirigida à sociedade brasileira, visando o fortalecimento da democracia e a superação das desigualdades econômicas, sociais, de gênero, raça e etnia.


Eixos de debate e mobilização

Igualdade, racismo e pobreza são os eixos que orientarão os debates. Eles foram aprofundados durante conferências estaduais e regionais realizadas nos meses de abril e maio. De acordo com balanço parcial da Rede Saúde, que integra a Comissão Organizadora da CNMB, mais de 3.000 mulheres, representando aproximadamente 1.000 organizações, estiveram presentes às conferências preparatórias em 17 estados realizadas até 13 de maio. Até o final de maio, a previsão é de que todos os estados tenham realizado suas conferências estaduais.


As alterações propostas para a primeira versão da Plataforma Política Feminista estão sendo reunidas pela equipe da Comissão Executiva Nacional. A versão final da plataforma, a ser aprovada na CNMB, será amplamente divulgada junto aos candidatos e candidatas nas eleições de 2002 e junto à mídia.


Credenciamento e programação

O credenciamento das delegadas para a conferência começa no dia 5, das 14h às 19h, na sede da Articulação de Mulheres Brasileiras (Local: Cfemea – Setor Comercial Norte (SCN) Quadra 6 Edifício Venâncio 2000 – Bloco A sala 604).
A abertura da CNMB acontece no dia 6, no Auditório Petrônio Portela no Senado Federal/Congresso Nacional, com a apresentação da metodologia de trabalho e a leitura da Plataforma Política Feminista (versão com as contribuições das conferências estaduais). No período da tarde, os Grupos de Trabalho se reúnem na Câmara dos Deputados. A partir das 18h30, começa a plenária que continua na manhã do dia 7. Um ato político às 15 horas, com saída da rampa do Congresso Nacional para a Praça dos Três Poderes, marca o final da conferência.


Informações – www.articulacaodemulheres.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca