ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

18623/05/2002 a 29/05/2002

Workshop debate produção científica das ONGs

Criar um grupo de trabalho tripartite, com representantes do governo, organizações da sociedade civil e comunidade científica com o objetivo de mapear a produção de Ciência e Tecnologia nas OSC, fazer um levantamento do relacionamento destas organizações com a arquitetura da ciência e tecnologia do País e, a partir delas, buscar formas de integração para fortalecer e qualificar as experiências. Essa foi uma das propostas surgidas durante a oficina "Papel e inserção do Terceiro Setor no processo de construção e desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)", realizado nos dias 14 e 15 de maio, em Brasília, pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e o Instituto de Tecnologia Social. O encontro contou com a participação de representantes de ONGs, fundações empresariais, universidades e diversas instâncias governamentais, como o ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg.

Sérgio Haddad, presidente da ABONG, destacou que as organizações da sociedade civil são levadas a buscar conhecimentos para qualificar ou subsidiar sua prática, e que este processo tem gerado o desenvolvimento de pesquisas que resultam em inovações no campo científico e tecnológico. Por sua especificidade de objetivos, a "produção científica" das ONGs tem características próprias, como a aproximação da teoria com a prática e a difusão dos conhecimentos desenvolvidos para a sociedade em geral, particularmente, para os segmentos populares. 

A intensidade da atuação das ONGs nessa área foi exemplificada com os resultados da pesquisa organizada pela ABONG, entre suas associadas, em 2001. Das 106 ONGs que responderam ao item "publicações", aproximadamente 100 relacionaram sua produção, totalizando mais de 650 "títulos", entre CD-ROMs, folhetos, livretos, livros, cartilhas, vídeos e outros. Para Haddad, a produção de ciência e tecnologia pelas ONGs poderia ter maior alcance se fosse realizada em parceria com outros setores da sociedade, sobretudo, as universidades. A importância do papel das organizações da sociedade civil na produção de ciência e tecnologia também foi reconhecida durante o encontro pelo ministro Sardenberg.

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca