ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Beyond
informes - ABONG

18623/05/2002 a 29/05/2002

Notas

ABONG on-line

Nesta semana, entrou no ar o novo site da ABONG (www.abong.org.br). Não deixe de visitar a seção Associadas e conhecer os projetos e publicações das ONGs. São mais de 500 projetos e 650 publicações cadastrados.


Sociologia rural

Termina no próximo dia 31 o prazo para que as organizações interessadas em apresentar trabalhos no grupo temático sobre reforma agrária e assentamentos rurais durante o VI Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia Rural (Alasru) enviar os resumos. Discutir quem são os principais atores envolvidos nos processos de conflitos por terra e ações fundiárias nos países latino-americanos, as relações entre assentamentos rurais, políticas públicas e movimentos sociais e as estratégias familiares desenvolvidas nos assentamentos rurais frente ao processo de globalização são alguns objetivos do GT. O congresso acontece entre os dias 25 e 29 de novembro, em Porto Alegre (RS). Os resumos devem ser enviados para o endereço alasru@vortex.ufrgs.br.


Informações - http://www.alasru2002.hpg.ig.com.br.


Aids no terceiro mundo

No próximo dia 28, acontece às 21 horas a pré-estréia do filme ABC África, de Abbas Kiarostami, no Espaço Unibanco de Cinema (rua Augusta, 1.475). Na ocasião, será lançado o manifesto O Drama da Aids no Terceiro Mundo: O Brasil não pode cruzar os braços. A renda obtida com os ingresso será destinada ao Grupo Pela Vidda/SP.


Prêmio Betinho 2002

Estão abertas até o dia 15 de junho as inscrições para o Prêmio Betinho de Cidadania 2002, que tem como objetivo valorizar e fortalecer iniciativas no enfrentamento da fome, da miséria e da violência. O prêmio se destina a reconhecer publicamente organizações que promovam a luta pela cidadania na cidade de São Paulo. Em 2001, o prêmio foi entregue ao projeto Direitos Humanos em Cena, da Parceria Teatro nas Prisões. As inscrições podem ser feitas na Ação da Cidadania (Rua Pedro Américo, 32, 13º andar, Centro), na Abong (rua General Jardim, 660, 7º andar), na Comissão de Direitos Humanos da OAB (Rua Senador Feijó, 143, 3º andar) ou na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100, 2º andar, sala 208) Outras informações - Tel. (11) 3111-2050, com Mari


Lobby regulamentado

No último dia 14, foi publicado o Decreto nº 4.232, que regulamenta na prática a atividade de lobby. O decreto dispõe sobre as audiências e reuniões dos agentes públicos em exercício na Administração Pública Federal direta, nas autarquias e fundações públicas federais com representantes de interesses de particulares. A íntegra do decreto pode ser lida no endereço: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/D4232.htm


Rede Saúde: nova executiva e novo estatuto

Mulheres de organizações sociais de todo o País estiveram reunidas entre os dias 15 e 19 de maio, em Caeté (MG), no 7º Encontro Nacional da Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos. Durante o encontro, foi discutida e aprovada a proposta de reforma do Estatuto Social da Rede Feminista de Saúde, finalizando um longo processo de discussão política no interior da Rede, iniciado em 2001. Outro marco importante foi a eleição da nova Secretária Executiva da Rede, Fátima Oliveira, atual coordenadora da Regional Minas Gerais. Para a vice secretaria, foi escolhida Neusa Cardoso. Também foram eleitas as novas Regionais da Rede e o Conselho Diretor, que passam a exercer suas funções a partir de junho próximo. Com isso, a sede nacional da Rede passa a ser em Belo Horizonte, a partir de janeiro de 2003. 

Na abertura d encontro, diversas mesas redondas debateram temas como o movimento social e o movimento feminista, e os sentidos da democracia, o papel do movimento feminista na luta anti-racista e os direitos sexuais, reprodutivos e de gênero. De acordo com Sérgio Haddad, presidente da ABONG e debatedor do tema "O movimento social no Brasil e no mundo", destacou a importância do trabalho da Rede na luta por políticas públicas de qualidade e sobre a necessidade de serem intensificadas as ações coordenadas entre as lutas por igualdade de gênero, raça e classe.

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca