ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Fórum Social Mundial
informes - ABONG

1849/05/2002 a 15/05/2002

Conselho Internacional reforça seu papel no FSM

Cerca de 60 organizações participaram entre os dias 28 e 30 de abril da quarta reunião do Conselho Internacional do FSM, realizada em Barcelona. A construção de uma metodologia e temário capazes de responder aos novos desafios da política internacional, surgidos após o 11 de setembro, e a discussão sobre a consolidação do Conselho Internacional (CI) como espaço de diálogo político com papel decisivo no processo de mundialização do FSM foram os principais pontos da reunião. 

Além de um grupo de trabalho (GT) sobre a metodologia e o temário, foram criados dois outros GTs: o primeiro sobre regulamento interno e critérios de composição do CI e o outro sobre comunicação. A criação dos GTs é o primeiro passo para a consolidação do Conselho Internacional enquanto conjunto. A proposta é que ocorra uma progressiva desconcentração de responsabilidades políticas, que deverão ser compartilhadas entre o Comitê Organizador Brasileiro e o Conselho Internacional com base na Carta de Princípios.


Metodologia

De acordo com relato de Fátima Mello (Abong), o debate sobre metodologia adquiriu uma importância crucial em decorrência da decisão de se reforçar o processo de mundialização por meio da realização de FSMs continentais, regionais e temáticos. O GT de Metodologia e Temática será responsável pela proposição de uma estrutura para os FSMs regionais que dê unidade ao processo e evite os riscos de fragmentação e de ausência de articulação entre as iniciativas. O desafio é criar uma metodologia que, ao mesmo tempo, permita a adaptação e a apropriação da agenda do FSM pelos contextos específicos onde os fóruns continentais, regionais e temáticos serão realizados. 

Para articular todo o processo, será realizada em junho uma nova reunião entre os organizadores brasileiros e os organizadores dos fóruns continentais, regionais e temáticos, um conjunto que inclui FSMs na Europa, Américas, Ásia, Amazônia e Palestina. Além disso, há perspectivas de realização de um FSM na Oceania, Argentina e Mediterrâneo.

O GT de Comunicação será responsável pela elaboração de um projeto de comunicação para o FSM que envolva as entidades e sujeitos participantes do processo e a divulgação da proposta do FSM junto à opinião pública. Já o GT de Regulamentação Interna apontará critérios de funcionamento para o CI. Os três GTs apresentarão suas conclusões na próxima reunião do Conselho, que deve acontecer entre os dias 12 e 14 de agosto, em Bangkok, Tailândia.


Mais informações sobre a organização dos fóruns regionais e temáticos podem ser encontradas no site do FSM: www.forumsocialmundial.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca