ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • MCCE
informes - ABONG

1849/05/2002 a 15/05/2002

Bolívia vence I concurso de vídeos sobre o FSM

Com um minuto de duração, o vídeo do boliviano Pablo Sólon foi eleito vencedor no I Concurso de Vídeos sobre o Fórum Social Mundial. Na mostra de vídeo e premiação, realizadas no último dia 7, em São Paulo, o público ficou dividido sobre qual seria o melhor vídeo dos cinco pré-selecionados pelo júri. Na primeira votação, três vídeos terminaram em empate: Veja e veja! O outro, de Bernardo Duet Chagas, do Rio Grande do Sul, Fórum Social Mundial 2002 - Um outro mundo é possível, de Carla Böhler, do Paraná, e o ganhador, eleito finalmente em segunda votação. Em quarto lugar, ficou o vídeo Raposas no Galinheiro, de Rubem Corveto, e em quinto, Um outro mundo é ..., de Vinícius Oliveira Godoy e Yerko Miguel Herrera Espinoza.

O Concurso de Vídeos foi organizado pela Abong, que integra o Comitê Organizador do Fórum Social Mundial junto com Attac, CBJP, Cives, CUT, Ibase, Rede Social de Justiça e Direitos Humanos e MST, e teve como objetivo estimular diferentes "modos de ver" o FSM2002, seus diversos significados e perspectivas políticas, sociais e culturais. O concurso teve o apoio da HP, que concedeu o prêmio. 

Além dos cinco filmes finalistas, durante o primeiro bloco da mostra competitiva foram exibidos todos os outros 8 filmes classificados. Apesar de ter recebido um total de 124 pré-inscrições, apenas 14 pessoas efetivaram a inscrição entregando o vídeo pronto. Destes, um foi desclassificado por exceder o tempo máximo de duração (cinco minutos). 

No segundo bloco da mostra, o público assistiu apenas aos cinco vídeos pré-selecionados por um júri, integrado por André Klotzel, cineasta, diretor de A Marvada Carne, Capitalismo Selvagem e Memórias Póstumas de Brás Cubas; Antônio Eleílson Leite, coordenador do Centro de Juventude e Educação Continuada, Julia di Giovanni, integrante do Comitê de Mobilização Paulista do FSM, Iracema Nascimento, coordenadora da ABVP - Associação Brasileira de Vídeo Popular, Elizeu Marques da Silva, coordenador da TV dos Trabalhadores (TVT), Roberto Gervitz, diretor dos documentários Greve Geral e Braços Cruzados, Máquinas Paradas e do filme Feliz Ano Velho (1987) e Sérgio Haddad, presidente da Abong e integrante do Comitê Organizador do FSM.


Divulgação dos vídeos

Todos os vídeos inscritos integram o acervo do Comitê Organizador do Fórum Social Mundial e estarão à disposição dos comitês de mobilização do FSM, escolas, universidades, ONGs, sindicatos e outras entidades para divulgação, mediante empréstimo, a partir do dia 20. As organizações que se interessarem por obter uma cópia dessas fitas deverão arcar com os custos de copiagem e envio do material.


A lista total dos classificados para o concurso pode ser encontrada no site da Abong: www.abong.org.br
Informações - E-mail: abongdi@uol.com.br

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca