ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Mesa de Articulación
informes - ABONG

1849/05/2002 a 15/05/2002

Notas

CNBM

A AMB informa que os resultados das conferências estaduais estão sendo disponibilizados aos poucos na página eletrônica: www.articulacaodemulheres.org.br. A AMB recomenda também que as delegadas que forem a Brasília façam a reserva com antecedência hotel.


Conferência no RS

Os movimentos de mulheres do Rio Grande do Sul promovem no próximo dia 18, em Porto Alegre, a Conferência Estadual de Mulheres. A conferência gaúcha acontece entre as 9 e as 17 horas, na Usina do Gasômetro.


Mais informações - Tel. (51) 3212-0104, com Carmen Campos.


Eldorado dos Carajás

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e a Rede de Advogados e Advogadas Populares (Renap) assumiram a posição de não comparecer ao julgamento dos policiais militares acusados de serem os responsáveis pelo massacre de Eldorado dos Carajás (PA), que resultou na morte de 19 trabalhadores rurais ligados ao MST, em 1996, marcado para o próximo dia 14, devido às restrições e dificuldades impostas pela juíza presidente do Tribunal do Júri competente, Eva do Amaral Coelho, aos advogados dessas organizações.


A juíza também impôs restrições ao acesso da imprensa, de ativistas do MST, familiares dos mortos, sobreviventes do massacre, observadores nacionais e internacionais e convidados do MST e CPT ao tribunal. Um dos fatos mais graves, entretanto, foi a decisão da juíza presidente de processar o principal criminalmente um dos principais advogados do MST no caso Carajás - Carlos Guedes do Amaral Junior. Segundo o MST, a CPT e a Renap, a atitude da juíza "demonstra claramente a perda de isenção de ânimo da mesma para presidir um julgamento imparcial e correto".


Terra, trabalho, cidadania e eleições

Nos dias 11 e 12 de maio, Itabuna sedia o Encontro Regional "A luta por terra, trabalho e cidadania e as eleições de 2002", organizado pelo Fórum de Luta por Terra, Trabalho e Cidadania - Região cacaueira. O encontro irá reunir ativistas de movimentos sociais populares de vários municípios do Sul da Bahia, para aprofundar a reflexão sobre a realidade nacional e regional e as prioridades que se colocam para esses movimentos. O objetivo do evento é criar condições para que ativistas e militantes de base possam entender melhor o que está em jogo nas eleições de 2002, quais são os projetos em disputa e como o resultado dessas eleições pode fortalecer ou prejudicar as lutas populares.


Fase Itabuna - Tel. (73) 613-9129 E-mail: faseba@nuxnet.com.br


Eleições para o Conama

Termina no dia 31 de maio (data de postagem) o prazo para que as organizações não-governamentais inscritas no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA) escolham seus representantes para o Conama. Cada região geográfica do país tem direito a eleger dois representantes e suplentes, além de um representante nacional eleito por todas as regiões. No processo, não há incrições de candidatos ou chapas: todas as entidades do CNEA são eleitoras e candidatas e podem votar e serem votadas. As duas entidades mais votadas são as titulares e as que obtiverem o terceiro e quarto maior número de votos são as suplentes.


Mais informações: http://www.mma.gov.br


Coordenador de projetos

A ONG britânica Partners in Child Development (PCD) em parceria com o Centro das Mulheres do Cabo procuram um(a) coordenador(a) para as atividades de projeto de desenvolvimento comunitário no município de Ipojuca. Entre outras habilidades, o candidato deve ter, fluência oral e escrita em Português e Inglês, facilidade para trabalhar em equipe, disponibilidade para viajar ao menos dois meses por ano, experiência de ao menos três anos com trabalho com ONGs ou outras instituições ligadas ao desenvolvimento social e experiência com monitoramento e avaliação de projetos.


Os curriculuns podem ser enviados até o dia 22 de maio para o correio eletrônico: pcdbr@truenet.com.br ou por correio para: PCD - Rua Dr. Silva Ferreira, 122, térreo - Santo Amaro - Recife (PE) - CEP 50040-130.

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca