ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Action2015
informes - ABONG

18118/04/2002 a 24/04/2002

Sociedade civil da UE, da América Latina e do Caribe propõe Plataforma de Ação para Chefes de Estado

As organizações da sociedade civil da Europa, da América Latina e do Caribe pretendem interferir na pauta do II Encontro de Chefes de Estado e de Governo da União Européia, América Latina e Caribe, que acontecerá entre os dias 17 e 18 de maio, em Madri, na Espanha. A reunião dará continuidade às discussões iniciadas pelo grupo em 1999, no Rio de Janeiro. Entre outros temas, os países discutirão o estabelecimento de relações estratégicas entre os blocos, procurando assegurar a presença européia na economia latino-americana e caribenha.

O objetivo das organizações da sociedade civil é influenciar para que as relações sejam estabelecidas sobre bases de solidariedade, que privilegiem o bem-estar das populações locais e colaborem para a construção de sociedades inclusivas - econômica, social e culturalmente -, que respeitem a diversidade, a plena vigência dos Direitos Humanos, eqüidade de gênero e desenvolvimento sustentável.


Articulação civil

Durante o Foro Euro, Latino-americano e Caribenho de Organizações da Sociedade Civil, realizado entre os dias 3, 4 e 5 de abril, em Madri, ONGs das três regiões elaboraram a "Declacración ante la II Cumbre de Jefes de Estado Y de Gobierno Unión Europea-America Latina y el Caribe - Por una Asociación basada en la Solidaridad", que contém as principais reivindicações do grupo. O documento deverá ser entregue pelas organizações aos chefes de estado de seus países, antes da reunião. As ONGs também se comprometeram a publicizar a declaração como forma de mobilizar a sociedade em geral no acompanhamento e intervenção no posicionamento de seus países.

O encontro de ONGs foi organizado pela Coordinadora de ONG de Desarrollo (CONGDE), Asociacion Latinoamericana de Organizaciones de Promocion (ALOP) e Federación de ONGD de la Comunidad de Madrid (FONGDCAM), e contou com a participação de centenas de representantes de ONGs. Sérgio Haddad, presidente da ABONG, participou do encontro, relatando a experiência de organização do Fórum Social Mundial e coordenando uma mesa sobre experiências de cooperação UE e América Latina.

Também foi efetuado um balanço das relações entre UE e América Latina/Caribe, a partir dos acordos estabelecidos no Rio de Janeiro, em 1999, durante o primeiro encontro de chefes de estado das três regiões. A análise considerou, particularmente, a assimilação da participação da sociedade civil.

Seguridade e desenvolvimento, mecanismos institucionais de participação da sociedade civil, emprego, segurança alimentar, economia solidária, juventude, estabilidade democrática, direitos humanos e relações de gênero foram alguns dos temas debatidos para subsidiar a elaboração da declaração. A íntegra da declaração (em espanhol) pode ser lida no site da Alop: www.alop.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca