ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

1794/04/2002 a 10/04/2002

Conferências estaduais de mulheres preparam a nacional

Já começaram em todo o país os preparativos para a primeira Conferência Nacional das Mulheres Brasileiras (CNMB), que será realizada nos dias 6 e 7 de junho, em Brasília, no Congresso Nacional. O objetivo da Conferência é construir, a partir do debate e mobilização dos movimentos de mulheres, uma Plataforma Política Feminista. A CNMB tem como principais eixos políticos: a defesa da democracia e da igualdade e o combate ao racismo, ao sexismo e à pobreza. Nos meses de abril e maio, há conferências preparatórias programadas em 17 Estados: Tocantins, Amazonas, Goiás, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte, Rondônia, Maranhão, Pernambuco, Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Acre e Espírito Santo. Em todas elas, o eixo principal será o aprofundamento do debate político sobre a Plataforma Política Feminista.

A Comissão Organizadora da conferência nacional é composta por: Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Articulação Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras para a III Conferência Mundial contra o Racismo, Comissão Nacional sobre a Mulher Trabalhadora da Central Única dos Trabalhadores, Fórum Nacional de Mulheres Negras, Rede de Mulheres no Rádio, Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos, Rede Nacional de Parteiras Tradicionais, Secretaria Nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores, Secretaria Nacional de Mulheres do Partido Socialista Brasileiro e União Brasileira de Mulheres.

Na última reunião de seu Conselho Diretor, realizada no final de março, a Abong decidiu integrar o comitê de parcerias da CNMB, formado por organizações que subscrevem a Carta de Princípios e apóiam e potencializam politicamente a proposta da conferência. Além de estimular a participação das associadas, inclusive daquelas que não trabalham com a questão de gênero, a Abong vai elaborar um documento com propostas a serem entregues na conferência.


Plataforma feminista

Explicitar um projeto feminista para a sociedade. Esse é o objetivo principal da Plataforma Política Feminista, documento que será aperfeiçoado a partir da CNMB, explica Jacira Melo, da Rede Saúde. A primeira versão da plataforma foi elaborada por um GT constituído pela Comissão Organizadora da CNMB e subsidiará os debates nas conferências estaduais e regionais. O documento está organizado a partir de cinco tópicos: 1. Da democracia política; 2. Do Estado democrático e justiça social; 3. Da inserção do Brasil no cenário internacional; 4. Da democratização da vida social; 5. Da liberdade sexual e reprodutiva. A íntegra da primeira versão já está disponível no site da AMB: http://www.articulacaodemulheres.org.br


Reunião preparatória acontece em São Paulo

O Comitê Organizador da Conferência de São Paulo está convocando organizações de mulheres de todo o Estado para a reunião preparatória da conferência estadual, que acontece no próximo dia 13, às 10 horas, na Câmara Municipal de São Paulo. Nesse dia, serão apresentadas informações gerais sobre a Conferência Nacional de Mulheres Brasileiras com a distribuição da primeira versão da Plataforma Política Feminista. Também será apresentada uma proposta para a Conferência de Mulheres de São Paulo, programada para o dia 4 de maio.


Maiores informações podem ser obtidas com Jacira Melo pelo telefone: (11) 3889-7928.

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca