ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Mesa de Articulación
informes - ABONG

17614/03/2002 a 20/03/2002

um recorte específico das ONGs no Brasil

No próximo dia 20, acontece em São Paulo o lançamento da publicação ONGs no Brasil: perfil e catálogo das associadas à ABONG - 2002, que traz os resultados da pesquisa feita junto à rede de filiadas da ABONG. Realizada entre agosto e novembro de 2001, a pesquisa procurou englobar os aspectos principais do trabalho das ONGs associadas, como as áreas temáticas de atuação e os beneficiários, além de informações muito solicitadas pelo público geral, como principais fontes de recursos e relação com o voluntariado. A pesquisa foi respondida por cerca de 80% das associadas (196 de um universo de 248 associadas).


Bases de dados e novo site

A Abong também lançará sua nova página eletrônica (www.abong.org.br), com nova interface gráfica, informações e recursos de busca ampliados. Um dos seus principais atrativos será a base de dados das associadas Abong, por meio da qual será possível conhecer seus projetos e publicações. A base é um dos principais produtos que resulta da pesquisa realizada em 2001. Seu conteúdo será de livre acesso e permitirá a pesquisa também por áreas temáticas de atuação e público-alvo.


Educação, consciência crítica e cidadania

Um dos dados mostrados pela pesquisa é que a principal área de atuação das ONGs filiadas à Abong é a educação, entendida num sentido ampliado, que inclui a formação política e que tem como finalidade maior a busca do desenvolvimento da consciência crítica e da cidadania.


Um dado que surpreende é ver como, ao longo dos últimos anos, "desenvolver a consciência crítica/cidadania" passou a ser a principal perspectiva de atuação para 68,37% das ONGs associadas. Em 1998, essa perspectiva era apontada por apenas 11,11% das associadas. "Isso mostra que é preciso atacar as causas dos problemas e não apenas combater seus resultados. Mas, para tanto, é preciso desenvolver uma consciência crítica para detectar como os problemas são gerados", avalia Sérgio Haddad, presidente da ABONG.


Lançamento

O lançamento dos resultados da pesquisa e da publicação contará com a presença do Conselho Diretor da Abong que, entre 18 e 21, fará sua primeira reunião do ano.


O evento acontece em São Paulo, no dia 20, às 19 horas, no Centro de Juventude e Educação Continuada (rua General Jardim, 660 - Vila Buarque).
As associadas receberão a publicação gratuitamente, e o preço para compra é R$ 20,00 (taxa de correio à parte). Solicitações através do e-mail: abong@uol.com.br. Assunto: "Perfil das ONGs" ou por fax (11/3237-2122).    

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca