ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Action2015
informes - ABONG

1757/03/2002 a 14/03/2002

Sociedade civil realiza eventos paralelos para protestar contra ação do BID

Teve início no último dia 6 de março, em Fortaleza (CE), a série de atos públicos e eventos da sociedade civil em protesto à atuação do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento nos países em desenvolvimento, entendida como uma das expressões da política de globalização neoliberal.

Os eventos acontecem até dia 13, data em que termina a Assembléia Anual de Governadores da instituição financeira, que se iniciará no próximo dia 11, também na capital cearense. Antecedendo à Assembléia, no dia 7 teve início uma série de seminários (veja a programação no quadro abaixo).

Abong/ NE II e III, CUT/CE, MST, Pastorais Sociais, UNE, Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais, e Comitê Cearense de Juventude do Fórum Social Mundial são algumas das entidades responsáveis pela organização dos eventos paralelos propostos pela sociedade civil.


Juventude e Mulheres

No dia 6, cerca de 100 pessoas participaram de um protesto no aeroporto Pinto Martins, na recepção de um vôo originário de Miami. O evento foi organizado pelo Comitê de Juventude Anti-BID, após a Plenária do grupo.

Nos dias 6 e 7, aconteceu a reunião nacional da Iniciativa de Gênero, articulação integrada por organizações de mulheres de todo o País, que tem por objetivo monitorar, sob a perspectiva de gênero, os projetos das Instituições Financeiras Multilaterais, um dos temas abordados nos debates previstos para o período. Oficinas, atos e atividades culturais integram a programação no Dia Internacional da Mulher, que será marcado pela Marcha das Mulheres pelas ruas centrais de Fortaleza.


Debates e publicações

Além do impacto da ação do BID sobre diversos setores da vida pública, a programação inclui reflexões sobre a Alca. Nos dias 11 e 12, acontece o seminário internacional "Alca - Mercosul e Endividamento". Na pauta, o impacto da Alca sobre o Mercosul, blocos econômicos e o papel dos parlamentos na Integração Regional do Mercosul, e endividamento e consequências sociais.

Entre outras atividades, também haverá o lançamento da cartilha "Porque dizer não à Alca", da Rede Brasil, além do caderno "Ajuste estrutural, pobreza e gênero e do "Documento Memória da Iniciativa", ambos organizados pela Iniciativa de Gênero.


Mais informações: Abong/NE III (PI, CE e RN) - (85) 231-6092
Esplar - (85) 252-2410

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca