ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Fórum Social Mundial
informes - ABONG

1757/03/2002 a 14/03/2002

Racismo no Brasil é tema de seminário

Refletir sobre o racismo no Brasil e contribuir para o debate sobre as políticas de ação afirmativa voltadas aos afrodescendentes, a partir da pesquisa universitária e da experiência de ONGs e de órgãos governamentais, são os objetivos do seminário "Racismo no Brasil", que acontece nos dias 18 e 19 de março, em São Paulo. A atividade é promovida pela Abong, pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e Ação Educativa, com apoio da Fundação Ford. O seminário faz parte das atividades da segunda edição do Concurso Negro e Educação, de dotações para pesquisa sobre o tema.

O seminário tem como público-alvo pesquisadores, estudantes, profissionais da educação, militantes de movimentos sociais, ONGs e outros interessados no tema, além dos pesquisadores bolsistas do concurso. O número de vagas é limitado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (11) 3151-233 r.139, entre 14h30 e 18 horas, com Helena Slywitch ou pelo e-mail: pesquisa@acaoeducativa.org ou abong@uol.com.br.


Programação

No dia 18, acontecem duas mesas de debate. Da primeira, "Determinantes do racismo no Brasil", participam Giralda Seyfert, do Museu Nacional da UFRJ, e Maria Aparecida Silva Bento (CEERT). A segunda mesa, "Identidade racial brasileira" contará com a presença de Maria Palmira da Silva (PUC-SP), João Baptista Borges Pereira (USP) e Maria de Lourdes Siqueira (Fundação Palmares).


No dia 19, acontece a mesa "Políticas de ação afirmativa na perspectiva brasileira", com Joaquim Barbosa Gomes (UERJ), Valter Roberto Silvério (UFSCar) e Maria Aparecida da Silva (Geledés).

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca