ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

1757/03/2002 a 14/03/2002

Notas

Aids & Feminilidade

No próximo dia 11 de março, das 14h30 às 17h30 o Grupo Pela Vidda/RJ promove o seminário Aids & Feminilidade, cuja proposta é discutir sexualidade, Aids, direitos e prevenção do ponto de vista feminino.

A programação se inicia com a exibição do vídeo Mulheres Pela Vidda, que reúne relatos de diferentes mulheres afetadas pela epidemia de Aids. Em seguida, haverá a o painel de debates com a participação de especialistas no assunto como Jacqueline Pitanguy - socióloga, cientista política e diretora do CEPIA; Margarete de Paiva S. Ferreira - psicóloga da Coordenação de DST/Aids da Secretaria de Estado de Saúde e Denise Viola - Coordenadora do Núcleo de Comunicação do CEMINA. Além disso, o painel conta com a depoimentos das voluntárias e ativistas Valéria Lewis e Mara A. Moreira, num relato pessoal sobre a convivência com a Aids.

Grupo Pela Vidda/RJ (21) 2518-3993 e 2518 1997.

 

Vídeo ambiental

Até o dia 18 de abril, estão abertas as inscrições para o IV Fica - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental. Serão aceitas produções realizadas a partir de janeiro de 2001, nos formatos beta, 16mm e 35mm; curtas, médias e longas metragens. O IV Fica acontecerá na Cidade de Goiás, Patrimônio Histórico da Humanidade. A coordenação geral dessa edição é do cineasta Nelson Pereira dos Santos.

IV Fica -Tel./Fax: (55 62) 229-3745/ 213-3663 E-mail fica@fica.art.br. Página: www.fica.art.br.


Exploração sexual

No último dia 26 de fevereiro, o Fórum DCA promoveu reunião com diversas instituições que atuam na defesa dos direitos humanos, com ênfase na infância e adolescência, como objetivo de discutir as atividades que serão realizadas em todo o País em 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Ficou estabelecido que, na semana que precede a data, serão realizadas atividades com o objetivo de chamar a atenção e sensibilizar a sociedade em relação ao assunto. Neste período, acontecerá a Conferência Nacional dos Direitos Humanos no Congresso Nacional, que terá a Violência como tema, constituindo-se num importante espaço para e reflexão e ações de combate a esta violação.

Outras propostas são a realização de um ato público para a entrega do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil à presidência do Senado e Câmara dos Deputados, e um "abraço" junto ao Ministério da Justiça.
Fórum DCA - forumdca@brturbo.com


Planejamento e Pesquisa Popular

Acontece entre os dias 7 e 16 de março, em Fortaleza (CE), a IV Capacitação em Massa em Planejamento Urbano e Pesquisa Popular,organizada pela ONG Cearah Periferia. Objetivo sensibilizar os moradores da Região Metropolitana de Fortaleza e seus líderes populares sobre o planejamento da metrópole, seus conflitos urbanos e a lógica de desenvolvimento implantada nas cidades. Entre os 400 participantes, 40 serão selecionados para o Curso de Planejamento Urbano e Pesquisa Popular realizado pela ONG, com duração de oito meses.
Cearah Periferia - Fone:261.26.07 Fax: 261.87.54 E.mail cearah@fortalnet.com.br


Editais de seleção

O Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) está selecionando projetos sobre os temas "Difusão e Capacitação em Sistemas Agroflorestais" (edital 11/2002) e "Construção de Agendas 21 Locais" (edital 13/2001), no dia 15 de março.
O primeiro tem prazo de encerramento em 12 de março, e tem por objetivo apoiar propostas para a elaboração e implementação de estratégias efetivas e viáveis para recuperação de áreas degradadas, proteção da biodiversidade e viabilização econômica das pequenas propriedades rurais, de base familiar.


Os projetos referentes à construção da Agenda 21 devem ser enviados até 15 de março, e abordar a interação e consolidação de alianças estratégicas entre os diversos setores da sociedade para o alcance do desenvolvimento sustentável.


Os editais estão disponíveis para cópias na página eletrônica: http://www.mma.gov.br/fnma. Contatos pelos telefones (61) 3171035/1193 ou pelo e-mail fnma@mma.gov.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca