ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Fórum Social Mundial
informes - ABONG

17428/02/2002 a 2/03/2002

Eventos paralelos marcam assembleia do BID

Entre os dias 11 e 13 de março, acontece em Fortaleza a 43ª Assembléia Anual de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A sessão de abertura da assembléia será realizada no Auditório do Sebrae e as demais reuniões e seminários serão no Centro de Convenções do Ceará. Primeira assembléia do banco a ser realizada no Brasil, o evento, que consta do calendário de mobilizações divulgado ao final do Fórum Social Mundial 2002, será marcado por diversos eventos paralelos de debate sobre a atuação das instituições financeiras multilaterais (IFMs), organizados pela sociedade civil. 

A assembléia acontece todos os anos, entre março e abril, em um dos países membros do Banco, e reúne os governadores do BID, em sua maioria ministros da Fazenda, presidentes de bancos centrais ou conselheiros nos países membros regionais e extra-regionais, assim como representantes de instituições financeiras multilaterais, órgãos de desenvolvimento e bancos privados. Da reunião também participam representantes da Corporação Interamericana de Investimentos. 

Entre os dias 7 e 10, o BID e o governo brasileiro estão patrocinando vários seminários temáticos dos quais organizações da sociedade civil poderiam participar. Por não acreditar que haja espaço real para o diálogo com o BID no âmbito da assembléia dos governadores, algumas organizações, como a Abong, a CUT e o MST, organizam atividades paralelas e convidam a população a deles participarem. Entre os eventos marcados estão os protestos contra a Alca, a dívida externa e a globalização neoliberal, além de debates sobre os impactos e resultados dos financiamentos do BID no Brasil. 
Programação

Além das atividades em torno do 8 de março, que se somam às atividades de debate sobre as IFMs e iniciam no dia 6, com o Encontro Nacional da Iniciativa de Gênero, estão programados os seguintes eventos:

 

Dia 8 - Dia Internacional da Mulher (ver programação na matéria anterior)

Dia 9 - Seminários temáticos da sociedade civil, abertos ao público

Dia 10 - Panelaço e panfletagem nas praias, bairros, sinais e missas à noite sobre as IFMs

Dia 11 - Abertura oficial da Assembléia dos Governadores. Ato Público / Marcha, na Universidade Estadual do Ceará (próxima ao local da Assembléia) e apresentação do grupo "As Loucas de Pedra Lilás", de Recife

Dia 11 e 12 - Seminário Internacional ALCA - Mercosul e Endividamento, promovido pela Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul e Assembléia Legislativa do Ceará

Dias 12 e 13 - Encontro preparatório ao Encontro Latino Americano da Rede Brasil

Dia 13 - Atividade de encerramento

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca