ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

17214/02/2002 a 20/02/2002

Fórum Social Mundial: mobilização continua

A segunda edição do Fórum Social Mundial, realizada entre os dias 31 de janeiro e 05 de fevereiro de 2002, em Porto Alegre superou novamente as expectativas do Comitê Organizador, tanto em número de participantes quanto em conteúdo do que foi debatido. De acordo com os números (parciais) divulgados no final do evento, foram mais de 15 mil delegados de todo o mundo e cerca de 4 mil organizações. Os eventos não se restringiram apenas às conferências, seminários e oficinas, abrangendo também marchas de protestos, encontros dos movimentos sociais e atividades culturais.

Os debates do FSM, entretanto, não se encerraram no dia 5, apenas uma etapa do processo de articulação de forças que se opõem à globalização neoliberal. Agora, começa a sistematização de todo o material produzido nas 27 conferências, mais de 100 seminários e cerca de 800 oficinas e a mobilização ainda maior em direção à mundialização do Fórum Social Mundial 2003.


Registro e sistematização das conferências e oficinas

A preparação das conferências do FSM2002 foi descentralizada e envolveu redes de organizações da sociedade civil de todo o mundo, as "redes puxadoras", que propuseram os temas das 27 conferências realizadas e foram responsáveis pela coordenação de cada atividade em conjunto com as redes animadoras. Nas conferências, os debatedores discutiam um texto-proposta, elaborado pela rede puxadora. Após a conferência, a rede animadora ficou responsável pela síntese dos pontos discutidos e das propostas surgidas.

 

Esses relatos estão sendo preparados aos poucos e podem ser acessados na página do FSM ( www.forumsocialmundial.org.br), assim como o texto proposta. Até o fechamento desta edição, já estavam disponíveis na página 15 relatos-síntese em diversas línguas.


Os responsáveis pela organização de oficinas receberam uma ficha de registro elaborada pelo Comitê Jovem de facilitação e registro, vinculado à Aliança por um Mundo Responsável e Solidário, em parceria com a Abong. O estande da Abong recebeu, até o dia 5, cerca de 30 fichas preenchidas. O mesmo formulário também já está disponível no site do FSM. Parte dos seminários será sistematizada e o material estará disponível nos próximos meses no mesmo site.


Calendário de mobilizações

As organizações da sociedade civil que participaram do FSM também elaboraram um manifesto e um calendário de mobilizações para o ano de 2002, que inclui, entre outros eventos, a reunião do Banco Mundial e do FMI, em Washington (EUA), e a Conferência Rio+10, na África do Sul. Ambos podem ser lidos no site do FSM.


Concurso de Vídeos

A Abong recebeu 125 solicitações de pedidos de pré-inscrição para o I Concurso de Vídeo sobre o FSM. A inscrição será efetivada com a entrega do vídeo editado, que poderá ser feita até o dia 30 de março. A entrega do prêmio, um computador HP, será feita no dia 30 de abril de 2002.


Fórum Social Mundial 2003 será em Porto Alegre

Em reunião realizada nos dias 28 e 29 de janeiro, o Conselho Internacional (CI) decidiu realizar o Fórum Social Mundial 2003 novamente em Porto Alegre, mas também organizar fóruns continentais ou regionais em diferentes partes do mundo. A articulação e dinâmica desses fóruns será um dos temas principais da próxima reunião do CI, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de abril.

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca