ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Mesa de Articulación
informes - ABONG

17024/01/2002 a 30/01/2002

A ABONG no Fórum Social Mundial 2002

De amanhã, dia 31 de janeiro a 5 de fevereiro, acontece o Fórum Social Mundial 2002, que acontece em Porto Alegre (RS). Esta edição traz um painel geral da atuação da ABONG, uma das oito entidades que integram o Comitê Organizador do evento.


Preparação e organização das atividades do FSM, proposição de temas de debate, personalidade jurídica, apoio na comunicação: são muitos os papéis que a Abong cumpre no Comitê Organizador do Fórum Social Mundial, do qual participa como representante de um universo de mais de 250 ONGs que têm como princípio a ampliação da cidadania, a constituição e expansão de direitos, a justiça social e a consolidação de uma democracia participativa. Além da Abong, o Comitê Organizador é integrado também pelas organizações Attac, CBJP, Cives, CUT, Ibase, MST e Rede Social de Justiça e Direitos Humanos.


Apoio à secretaria executiva

Além de ser a organização que representa como pessoa jurídica o FSM, a ABONG apóia a secretaria executiva do FSM processando o pagamento de inscrições, realizando o controle de prestação de contas, análise de contratos jurídicos e elaborando e encaminhando propostas de sustentação financeira; operando a comunicação e o registro das entidades, e a coordenação do registro sobre as oficinas realizadas.


Seminários

Durante os últimos seis meses, a Abong participa da formulação de dois seminários do FSM2002 em articulação com outras organizações da América Latina. "A ilusão do desenvolvimento e as alternativas de mudança social para os países do Sul" é o título do primeiro seminário, que acontece nos dias 1o e 2 de fevereiro. A atividade é promovida pela Abong, Alop e CEAAL. O seminário vai debater os bloqueios e obstáculos impostos pelo mercado ao desenvolvimento dos Estados e o papel das ONGs na luta pelo direito ao desenvolvimento. O seminário contará com as presenças de José María Gómez (PUC-RJ), Daniel García (Flacso-Argentina), Xabier Gorostiaga (Ausjal-Guatemala), Humberto Campdónico (Alop/Cepal-Peru), José Bengoa (Universidad del Humanismo Cristiano-Chile), Charles Abugre, do Isodec e Third World Netwok (Gana), e Ray Offenheiser, da Oxfam-America (Estados Unidos), Eduardo Ballón (Alop-Peru) e Vandana Shiva (Third World Netwok).

Debater qual o impacto dos atentados ocorridos em 11 de setembro de 2001 sobre as relações internacionais e sobre os sistemas internacionais de justiça e proteção aos direitos humanos, bem como analisar as respostas da comunidade internacional diante de tais fatos é o objetivo do segundo, que acontece nos dias 3 e 4. Entre os expositores estão Pedro Cunca Bocayuva Cunha (Fase, Brasil), Gert Leipold (Greenpeace Internacional, Holanda), Fifi Benaboud (Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, Portugal), José María Gómez (PUC-RJ), Tarciso Dal Maso Jardim (Coalizão para um Tribunal Penal Interancional) e Viviana Krsticevic (Cejil).

Ambos os seminários acontecem entre 14 e 18 horas, no auditório do prédio 15 da PUC-RS (Educação). As atividades serão abertas a todos os interessados.
Informações detalhadas sobre cada atividade poderão ser encontradas no site da Abong: www.abong.org.br


Conferências

Além dos seminários, a Abong é a organização animadora de duas conferências do eixo III (a afirmação da sociedade civil e dos espaços públicos): "Cultura da violência, violência doméstica" e "Conferência Especial de Educação".


Associadas

ONGs associadas à Abong estão envolvidas na organização de 13 dos mais de 100 seminários propostos para o FSM2002, além de mais de 30 oficinas (ver a lista completa no site da Abong: www.abong.org.br). Além disso, são mais de 50 associadas que participarão com delegados das diversas atividades a serem desenvolvidas.


Regionais em ação

Em 2001, na primeira reunião do Conselho Diretor da Abong, quando da elaboração do planejamento anual, a mobilização e articulação da sociedade civil junto aos demais movimentos sociais para o Fórum Social Mundial 2002 foi eleita como um dos pontos prioritários de atuação dos regionais da Abong.

Foi com essa diretriz que os regionais da Abong se integraram à preparação do FSM e à divulgação de suas propostas entre os diversos parceiros locais, formando comitês de mobilização para o FSM e organizando atividades em torno do evento.

No Sul, o regional está presente no Comitê Gaúcho desde os preparativos do FSM2001. No Norte, o Fórum Amazônia da Abong se envolveu na organização e nas atividades do Fórum Social Pan-Amazônico. O Nordeste-2 (Bahia e Sergipe) participou da criação do Comitê de Mobilização da Bahia preparou em julho o "1º Seminário Baiano sobre a Dívida Interna: Implicações e Perspectivas". No final de novembro, a Abong Nordeste-3 (Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte) organizou o Fórum Social do Ceará. Finalmente, no Nordeste-1 (Alagoas, Paraíba e Pernambuco), a população poderá acompanhar diariamente uma das conferências do FSM2002 pela TV Universitária de Recife, que retransmitirá imagens geradas pela TVE-RS (ver seção Notas). A conferência será acompanhada de debate local pela TV com jornalistas e professores da Universidade Federal de Pernambuco.

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca