ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

47528/10/2010 a 11/11/2010

Instituto Arte no Dique é a mais nova organização associada à ABONG

Criado em 2002, o Instituto Arte no Dique, localizado em Santos, é a primeira organização associada à ABONG na região litorânea de São Paulo, além de ser a mais nova a se associar. Localizada na zona noroeste da cidade, atua junto à população do Dique da Vila Gilda, em uma das áreas mais vulneráveis do município. Segundo José Virgílio Leal de Figueiredo, mais conhecido como Zé Virgílio, presidente da organização, as pessoas que moram na região estão permanentemente sujeitas tanto ao tráfico de drogas quanto à violência da polícia. Boa parte dos (as) 22 mil moradores (as) vive em condições precárias, em palafitas sobre o rio Bugre.

 

O Instituto funciona como uma grande escola de artes, que atende pessoas de todas as idades. Seu objetivo é explorar todo o potencial presente na atividade artística, tanto do ponto de vista educacional como profissional. "Começamos com a ideia de formar um grupo de percussão", explica Zé Virgílio, que já participou de outros projetos semelhantes com grupos como Olodum, na Bahia.

A partir de uma parceria com o Ministério da Cultura, o Instituto Arte no Dique está prestes a concretizar um grande projeto, a inauguração de um novo equipamento que concentrará espaços voltados para apresentações teatrais, multimídia, estúdios, entre outras atividades. "Não há nada parecido em Santos e região, um espaço que concentre tantas possibilidades. Será uma grande conquista", diz Zé Virgílio.

 

A filiação à ABONG acontece em um momento em que a organização procura expandir seus laços e contatos com outras instituições. Zé Virgílio conta que conheceu a ABONG a partir de uma pesquisadora francesa que fez um trabalho junto à Arte no Dique, e o recomendou a procurar a Associação. "A partir daí foi um processo rápido, reconhecemos a importância em fazer parte da ABONG. Os integrantes do regional foram muito rápidos em vir nos conhecer. Esperamos poder colaborar com a Associação, além de buscar outras organizações da região que tenham perfis semelhantes para somar às discussões", completou.

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca