ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

16720/12/2001 a 2/01/2002

Notas

Fórum Social Mundial: mundializando a resistência

Após o sucesso do Fórum Social Mundial 2001, realizado em Porto Alegre entre os dias 25 e 31 de janeiro, o esforço ao longo do ano foi o de mundializar a proposta do evento e garantir a participação de todos os continentes e a cobertura de temas ausentes ou com pouca evidência durante o primeiro FSM. A Abong, como uma das organizações integrantes do Comitê Organizador, esteve presente em diversas atividades fundamentais nesse período: a constituição do Conselho Internacional do FSM (140), o I Encontro Internacional de Movimentos Sociais (149), no México, o lançamento da segunda edição do FSM, em Porto Alegre, que coincidiu com os atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos (152 e 153), a constituição do Conselho Brasileiro (154), a primeira reunião do Conselho Internacional em Dacar, no Senegal (161). Nos dias 15 e 16 de dezembro, o presidente da Abong, Sérgio Haddad, e Chico Whitaker (CBJP), reuniram-se com movimentos, ONGs e redes da Índia em Bangalore para discutir a possibilidade de realizar o Fórum Social Mundial 2003 nesse país.

 

Produção de informação e análises

Também como parte das comemorações de 10 anos, a Abong realizou o terceiro levantamento sobre o perfil das associadas (145 e 150). A pesquisa, realizada entre agosto e novembro, foi respondida por 196 ONGs. Os dados tabulados e a análise dos mesmos serão divulgados em uma publicação a ser lançada no início de 2002 e também estarão disponíveis no site da Abong. Dois anexos da pesquisa contemplaram, especificamente, os projetos e publicações das associadas.


"Crianças, Adolescentes e Violência" e "Política de Assistência Social" foram os temas dos dois Cadernos Abong editados em 2001. Ambos trouxeram textos de subsídios às discussões das conferências nacionais sobre esses temas. A publicação desses cadernos contou com os seguintes parceiros: Conanda, Fórum Nacional DCA, CFESS, CNTSSCUT e Unesco (159 e 164).


Outro destaque em 2001 foi a publicação, pelo segundo ano consecutivo, do Manual de Fundos Públicos, uma parceria Abong e PAD (147 e 149). Além da atualização das informações referentes a fundos públicos no âmbito federal, foi realizado em Brasília um seminário com diretores dos principais fundos e programas e outros representantes de órgãos públicos, que discutiram o acesso aos recursos públicos e a fiscalização, por parte da sociedade civil, desses investimentos (158).

 

Novas associadas

Em 2001, associaram-se à Abong 23 organizações. São elas:

Associação Brasileira Terra dos Homens
Associação de Apoio às Meninas e Meninos da Região Sé (AAMM)
Associação Difusora de treinamentos e Projetos Pedagógicos (Aditepp)
Casa da Mulher Trabalhadora (Camtra)
Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS)
Centro de Promoção da Saúde (Cedaps)
Centro de Direitos Humanos do Alto do Vale do Itajaí (CDHAVI)
Centro de Educação e Assessoria Herbert de Souza (CEAHS)
Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris)
Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec)
Centro de Prevenção e Recuperação "O Caminho, a Verdade e a Vida" (Precavvida)
Centro Educacional de Entidades Reunidas Manoel Otávio (Cermo)
Comissão Pró-Índio de São Paulo
Comitê para Democratização da Informática (CDI)
Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (Gapa-SP)
Grupo de Apoio e de Resistência Rural e Ambiental (Garra)
Grupo de Incentivo à Vida (GIV)
Instituto de Juventude Contemporânea (IJC)
Instituto Paulo Freire (IPF)
Instituto Sertão 
Instituto Vivendo de Desenvolvimento Integral da Terceira Idade
Rio Voluntário
Saúde Sem Limites

Mais informações: www.abong.org.br

 

Seminário 10 anos da Abong: ONGs e universidades

Dentro das atividades em torno dos 10 anos da associação, completados em agosto de 2001, foi realizado em São Paulo, entre os dias 3 e 5 de dezembro, o Seminário Latinoamericano "Estudos sobre as Organizações Não Governamentais na América Latina: situação e perspectivas". A iniciativa contou com a parceria da Alop - Associación Latinoamericana de Organizaciones de Promoción e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). O seminário reuniu associações de ONGs e pesquisadores de universidades de toda a América Latina (163 e 165).

 

Articulação da Sociedade Civil

Além de estar presente e articulando as ONGs em torno do Fórum Social Mundial, em parceria com outras organizações da sociedade civil, a Abong estimulou o fortalecimento da democracia em diversos momentos como: luta pela derrubada dos vetos ao Plano Nacional de Educação, a Vigília Cívica contra a Corrupção, a denúncia da violência no Pará, os debates em torno do Estatuto da Cidade, a luta contra a discriminação e todas as formas de preconceito. A Abong foi uma das parceiras também do Consórcio de Direitos Humanos, formado pela Universidade de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de SP e Columbia University, na realização do I Colóquio de Direitos Humanos (135 e 138).


Em São Paulo, por meio do Fórum Paulista de ONGs, foi debatida e elaborada uma proposta de criação de um fundo de projetos sociais da sociedade civil (146).

 

CPI das ONGs

Em março deste ano foi instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito, que se propõe a investigar a atuação das ONGs no Brasil. No final de agosto, a CPI foi prorrogada até junho de 2002. A Abong acompanhou o andamento das reuniões e depoimentos e vem disponibilizando em sua página na Internet íntegras de artigos, matérias e outros relatórios. Veja as notas e notícias sobre a CPI ao longo do ano no site da Abong.

Programa de DI

O planejamento em desenvolvimento institucional (DI), referente à gestão 2001-2003, foi realizado de maneira descentralizada. Cada fórum regional da Abong elaborou o planejamento de suas atividades, respeitando as necessidades e a diversidade de cada região. A partir daí, elaborou-se o programa nacional, com atividades desenvolvidas em nível regional e nacional. Em um seminário de planejamento da diretoria regional foram definidos o que compete à coordenação nacional e o que compete aos regionais. O programa está articulada com o PAD - Processo de Articulação e Diálogo entre as Agências Ecumênicas Européis e os Parceiros Brasileiros, o IFCB - International Forum on Capacity Building, o GETS - Grupo de Estudos do Terceiro Setor. Em 2001, a Abong se articula também com o Padis - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional e Sustentável.

Atividades específicas de DI em 2001

Nacionais
Seminário ONGs e o Acesso a Fundos Públicos Federais, Brasília, 9 e 10 de outubro (158)
Pesquisa DI (ver item "Produção de informações e análises") (145 e 150)

Regionais
Sul (PR, SC e RS)
I Seminário Regional sobre Desenvolvimento Sustentável, Chapecó (SC), 10 e 11 de julho de 2001 (142)
Oficina "Processo de construção de um projeto de desenvolvimento alternativo para a Região Sul do Brasil", Chapecó, 7 e 8 de agosto
Amazônia (AC, AM, AP, MA, RO, RR e TO)
Seminário Enfrentamento dos Grandes Projetos na Amazônia, Belém (PA), 2 de julho
Oficina "O perfil das ONGs da Amazônia", Belém (PA), 21 de novembro

Nordeste 1 (AL, PB e PE)
Seminário Regional sobre Financiamento ao Desenvolvimento (em conjunto com Nordeste 2 e 3), Fortaleza (CE), 8 a 10 de outubro.
Ao longo do ano, a diretora do regional, Sílvia Camurça (SOS Corpo) visitou cada associada do regional para conhecer o trabalho desenvolvido por elas.

Nordeste 2 (BA e SE)
Seminário Regional sobre Financiamento ao Desenvolvimento (em conjunto com Nordeste 2 e 3), Fortaleza (CE), 8 a 10 de outubro
Seminário sobre Identidade e Pluralidade das ONGs, Salvador

Nordeste 3 (CE, PI e RN)
Seminário Regional sobre Financiamento ao Desenvolvimento (em conjunto com Nordeste 1 e 2), Fortaleza (CE), 8 a 10 de outubro

Sudeste (ES, MG e RJ)
Seminário Identidade, Pluralidade e Unidade na Ação (ver relatório na página da Abong: www.abong.org.br), Rio de Janeiro (RJ), 15 a 17 de agosto (150)
Painel Visibilidade, Prestação de Contas e Transparência: o que significa e qual sua importância para o fortalecimento das ONGs, Rio de Janeiro (RJ), 28 de novembro
São Paulo
Seminário ONGs e sociedade: novos desafios, São Paulo (SP), 18 de setembro (155)
Seminário Rumos da relação ONGs e governo, São Paulo (SP), 02 de outubro (155)

 

Mensagem

 

A equipe ABONG agradece a participação de todas as associadas e entidades parceiras pelo envio de informações para alimentar nosso boletim e site. Aproveitamos para avisar que, em janeiro, o Informes Abong vai contemplar especialmente as atividades que serão desenvolvidas pelas ONGs e suas parceiras durante o Fórum Social Mundial 2002. As associadas poderão enviar seus informes para o e-mail: abongcomunica@uol.com.br


Feliz Natal e Feliz 2002!

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca