ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

16429/11/2001 a 5/12/2001

Notas

 

Fórum Social do Ceará

Começou no dia 29 de novembro e vai até o dia 1º de dezembro, em Fortaleza, o Fórum Social Ceará. O evento é organizado pelo Comitê Cearense do Fórum Social Mundial no qual fazem parte a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), a Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF), o Movimento dos Sem-Terra (MST), a União Nacional dos Estudantes (UNE), Pastorais Sociais, Rede de Sócio Economia Solidária e o Instituto de Estudos e Pesquisas Sociais (Inesp). Paralelos ao Fórum Social do Ceará, acontecem seminários, palestras, oficinas e um feirão de sócio-economia solidária, com comercialização de produtos regionais. A programação completa pode ser acessada no site: www.forumsocialceara.ufc.br.

 

Revista e cartilhas da Fase

A Fase - Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional lançou no último dia 21 edição 91 da revista Proposta, cujo tema é Ética, e de quatro cartilhas da série "Economia Solidária" com os temas: "Associações: como constituir sociedades civis sem fins lucrativos"; "Cooperativismo: uma revolução pacífica em ação"; "Plano de negócios para cooperativas e associações"; e "Princípios básicos para a comercialização de produtos e serviços de cooperativas e associações".
Fase - (11) 2286-1441 Site: www.fase.org.br

 

Endividamento e soberania: seminário

O Pacs (Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul) e a Rede Brasil promovem o seminário "Endividamento e Soberania: o Papel do FMI, do Banco Mundial e do Bid", entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, no Rio de Janeiro. O evento é promovido em parceria com Attac, Cofecon, Fisenge, MST, Sindecon/Rj, Senge/Rj e Unafisco e irá apresentar, discutir e sistematizar as principais características e conseqüências das estratégias de atuação das Instituições Financeiras Multilaterais (IFMs) no processo de endividamento do Brasil e suas influências na definição de políticas sociais e econômicas, contribuindo para a reflexão e a ação política de lideranças do movimento social.


O seminário tem como objetivo a reunião de conhecimentos, informações e dados, por parte das instituições da sociedade civil interessadas em uma nova inserção internacional do Brasil para transformar qualitativamente a ação multilateral do país, em especial junto a esses organismos. Os textos preparatórios e conclusivos do seminário serão publicados para registro e conhecimento de todos os interessados. Entre os palestrantes estão a senadora Heloisa Helena (PT-AL), Gilmar Mauro (MST), Marcos Arruda (Pacs); Reinaldo Gonçalves (IE-UFRJ), Ceci Juruá (Attac-RJ), Fatima Melo (Fase/Rede Brasil); Maria Emilia Pacheco (Fase/Rede Brasil); Helcio de Souza (Inesc/Rede Brasil).

 

O Brasil e a globalização: debate

César Benjamin, Francisco de Oliveira, José Luiz Fiori, Paulo Arantes, Plínio de Arruda Sampaio Jr. e Luiz Eduardo Wanderley são os debatedores do evento que acontece no dia 6 de dezembro, na PUC-SP (rua Ministro Godói, 969 - sala 239,Prédio Novo, das 20 às 22 horas). O debate é promovido pelo Comitê Paulista de Apoio ao Fórum Social Mundial, com apoio da Abong, Attac, Zero à Esquerda e Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo.


Informações - e-mail: tosoldlea@yahoo.com.br

 

Campanha Nacional Contra a Tortura

A Campanha Nacional Permanente Contra a Tortura foi lançada no último dia 28, em São Paulo. O objetivo é formar um pacto nacional contra a tortura e formas de tratamento cruel e degradante nas instituições penais e de acolhimento de menores e prevenir, punir e erradicar tais práticas. A campanha é operacionalizada por meio de uma central de denúncias, acessada gratuitamente pelo número 0800-707 5551. 
Informações: E-mail:sos.tortura.sp@uol.com.br http://www.mndh.org.br/html/denuncia/index.html

 

Série "Cidadania Brasil"

No último dia 20, o Idec e a Editora Globo lançaram os livros Direito do Consumidor de A a Z e Código de Defesa do Consumidor Comentado, da série Cidadania Brasil. As publicações podem ser adquiridas através do site da organização.
Idec - www.idec.org.br

 

Petrobras Social

Terminam no dia 7 de dezembro as inscrições de projetos para o programa Petrobras Social. Serão aceitos projetos de pequeno, médio e grande portes, com valor até R$ 500 mil, que tenham como objetivo a geração da paz.
Informações - www.petrobras.com.br/social ou por telefone: 0800-789001.

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca