ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Action2015
informes - ABONG

16322/11/2001 a 28/11/2001

ABONG realiza seminário sobre ONGs e universidades

Entre os dias 3 e 5 de dezembro, representantes de ONGs, centros de pesquisa e universidades de quase todos os países da América Latina participam de seminário em São Paulo, promovido pela Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG), Asociación Latinoamericana de Organizaciones de Promoción (ALOP) e Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). O seminário é a primeira atividade do projeto "Estudos e pesquisas sobre as organizações não-governamentais: situação e perspectivas", desenvolvido pela ABONG, junto com a ALOP e a PUC/SP. O projeto pretende realizar um balanço da produção de conhecimentos sobre as organizações não governamentais dos países do Sul, com ênfase especial na América Latina, e estabelecer um canal de interlocução entre os dirigentes de ONGs e os pesquisadores acadêmicos que se dedicam a estudá-las. 

Também no mesmo período, durante a noite, alguns expositores do seminário participam de ciclo de debates na PUC São Paulo, aberto ao público. A programação completa e outras informações podem ser acessadas no site da Abong (www.abong.org.br).


Fortalecendo a pesquisa

Segundo os coordenadores do projeto, a pesquisa de ponta sobre as ONGs e temas conexos concentra-se principalmente em centros acadêmicos de países do Norte, sendo poucos os textos produzidos no Sul; estes, quando existem, têm uma circulação predominantemente nacional. Isso acontece num cenário marcado, nos últimos 30 anos, pelo desenvolvimento das organizações da sociedade civil, cujas atividades cobrem campos diversos como o desenvolvimento rural, a participação no poder local, micro-empreendimentos e micro-crédito, educação, saúde, habitação, meio ambiente, gênero, relações inter-étnicas, mediação pacífica de conflitos, defesa dos direitos humanos, etc. 

Embora existam diversos estudos desenvolvidos recentemente sobre as ONGs da América Latina, há uma série de temas sobre os quais o conhecimento é ainda incipiente. Além disso, o pouco apoio das instituições financiadoras com relação às atividades de pesquisa enfraqueceu a capacidade das ONGs latinoamericanas de realizarem seus próprios estudos. Uma das alternativas para transpor essas limitações é o estreitamento dos laços das redes de ONGs com as universidades.


Cooperação ONGs e universidades

A integração entre ensino, pesquisa e extensão é uma das questões presentes nas instituições universitárias. Em toda a América Latina e Caribe, existem inúmeras experiências que contemplam ações comuns entre as universidades e as ONGs. 

De acordo com Sérgio Haddad, presidente da Abong, "em vários levantamentos, o que se pôde constatar é que já existe uma interação, geralmente assistemática e pouco divulgada, entre as ONGs e as universidades. Muitos representantes da academia fazem parte dos quadros das organizações, assim como um número expressivo de membros das organizações tem procurado as universidades. O projeto é um esforço mais amplo que busca consolidar as experiências bem-sucedidas, criar mecanismos inovadores e encontrar caminhos criativos de colaboração".

Além do seminário em dezembro, o projeto prevê a realização de uma conferência internacional em meados de 2002. A rede de interlocutores entre os meios acadêmico e os das ONGs estabelecida será alimentada por informações disponibilizadas nas páginas da Abong e da Alop na Internet. 
Informações - abonguniversid@uol.com.br (com Evelyn)

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca