ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Mesa de Articulación
informes - ABONG

47611/11/2010 a 24/11/2010

ABONG organiza seminário sobre modelos de desenvolvimento. Tema domina agenda da sociedade civil em novembro

Ao longo do mês de novembro, diversas atividades, em várias cidades do país, serão dedicadas à discussão de modelos e concepções de desenvolvimento. Organizados tanto por movimentos e entidades da sociedade civil quanto pelo poder público, o volume de eventos demonstra o quanto o tema é central para os mais diversos atores.

 

Várias questões ligadas ao tema, como a realização de mega eventos (Copa 2014 e Olimpíadas 2016) e o impacto que eles causarão, e os reflexos das mudanças climáticas nas cidades também estão na ordem do dia dos debates. Listamos abaixo alguns dos principais eventos que tratarão deste assunto, com destaque para o seminário Por uma nova concepção de desenvolvimento, que a ABONG organiza no dia 6 de dezembro, em Salvador.

 

A realização desta atividade faz parte da estratégia da ABONG em construir posicionamentos sobre o tema em conjunto com suas associadas, redes e movimentos parceiros, procurando assim contribuir com a formulação de alternativas ao modelo de produção e consumo que vigora atualmente. Em breve, serão divulgadas no site da ABONG local e programação completa.

 

Agenda de atividades

Nos dias 8 e 9 de novembro, a Relatoria Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada organizou, em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e o Núcleo de Direito à Cidade do Departamento Jurídico XI de Agosto, o seminário Impactos Urbanos e Violações de Direitos Humanos nos Megaeventos Esportivos. O objetivo desta atividade foi debater o impacto dos megaeventos na moradia da população mais pobre, que tem suas casas ameaçadas pelas obras de infra-estrutura que serão realizadas para Copa e Olimpíada.

 

O Instituto Pólis organiza, nos dias 23 e 24 de novembro, em São Paulo, uma atividade cujo tema central são as mudanças climáticas. Realizado em parceria com a Oxfam, o seminário Mudança climática em áreas urbanas: vulnerabilidades, impactos e adaptação vai discutir diversos aspectos relacionados às MC, a partir de uma programação intensa de debates. Segundo a organização, "o objetivo do encontro é debater com atores plurais os impactos da mudança climática sobre o meio urbano e as necessárias medidas de adaptação e prevenção, de forma a produzir subsídios que contribuam para a formulação de políticas públicas e de ações que contribuam para o enfrentamento da situação". Mais informações e inscrições podem ser feitas aqui.

 

Brasília recebe entre os dias 24 e 26 de novembro uma grande atividade organizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A 1ª Conferência do Desenvolvimento terá, em sua mesa de abertura, a presença do presidente Lula e de Marcio Pochmann (presidente do IPEA), e contará também com a participação de Maria da Conceição Tavares, Carlos Lessa, entre outros. As inscrições vão até 12 de novembro e podem ser feitas aqui.

 

Já no Rio de Janeiro, nos dias 25 e 26 de novembro, acontece o seminário O impacto dos megaeventos esportivos na vida das comunidades. Organizado pelo CONFEA e CREA-RJ, tem como objetivo "articular as comunidades impactadas com os megaeventos e as organizações e redes que estão tratando do tema, visando ações conjuntas e articuladas, evitando a sobreposição de ação". Será realizado na sede do CREA/RJ (Rua Buenos Aires, 40, Centro). Mais informações pelo telefone: 21 2179-2000.

 

Em São Paulo, as organizações APOIO - Associação de Auxílio Mútuo; CCJ - Centro de Capacitação da Juventude; Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos; MDF - Movimento de Defesa do Favelado; SOF-Sempreviva Organização Feminista; CAFOD - Catholic Agency For Overseas Development e Christian Aid organizam o seminário Mudança climática e desigualdades urbanas - O papel dos movimentos sociais. A atividade será fechada aos movimentos, mas sua abertura, que contará com a participação de Andrea Ferraz Young – UNICAMP, Ermínia Maricato - FAU/USP e Ivo Poletto - Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas será aberta ao público. O debate acontece no dia 25/11, às 19h, no auditório do Colégio Maria Imaculada (Avenida Bernardino de Campos, 79 – Paraíso Metrô: Paraíso e Brigadeiro).

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca