ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

1618/11/2001 a 14/11/2001

Avança o debate sobre o FSM 2002 e sua continuidade

A constituição de um grupo de trabalho responsável, entre outros itens, por estudar critérios de local para a realização do Fórum Social Mundial em 2003 foi uma das decisões do Conselho Internacional do FSM, que se reuniu pela segunda vez entre os dias 31 de outubro e 1o de novembro, em Dacar, no Senegal, para debater os preparativos do próximo Fórum de Porto Alegre. Participaram do encontro cerca de 100 pessoas, representando 80 organizações e 28 países. Além de ações relativas à organização do FSM2002, outro importante tema em debate foram os ataques terroristas aos Estados Unidos e a guerra contra o Afeganistão. A reunião foi o primeiro encontro de ONGs, redes, movimentos sociais e sindicatos do mundo inteiro após os atentados do 11 de setembro. 

Grande parte das intervenções apontou para a necessidade de rearticular a resistência mundial à globalização econômica e lutar por alternativas. Os participantes destacaram que a própria característica internacionalista do movimento faz dele um antídoto aos preconceitos e aos ódios étnicos. Segundo o filipino Walden Bello, do Focus on the Global South, embora seja necessário adotar muita flexibilidade tática após 11 de setembro, o movimento não deve recuar de suas posições estratégicas. Os participantes lembraram que várias reuniões internacionais foram anuladas, exceto a da Organização Mundial do Comércio, que acontece entre os dias 9 e 13 de novembro, no Catar, região próxima à zona dos conflitos.


Arquitetura do FSM2002

Os organizadores esperam mais de 50 mil pessoas para a segunda edição do FSM. Para que seja oferecida a todos a oportunidade de participar ativamente dos debates, estarão sendo organizados quatro tipos de atividades: conferências, seminários, oficinas e testemunhos. Em 2002, as atividades do II FSM vão estar espalhadas por toda a cidade, além da Pontifícia Universidade Católica e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As oficinas e seminários serão realizados à tarde, e os testemunhos - debates com personalidades da resistência ao capitalismo global - acontecerão em diversos momentos ao longo do dia. 

Há cerca de 29 seminários propostos pelas diversas redes integrantes do CI. A Abong está organizando dois deles, o primeiro sobre desenvolvimento e democracia, e o segundo, sobre as respostas pacíficas existentes no direito internacional para a solução de conflitos em âmbito mundial. Ambos os seminários têm uma previsão de público de cerca de 500 pessoas cada, pertencentes a ONGs, movimentos sociais, centros de pesquisas, entre outros. As atividades serão organizadas em quatro mesas, distribuídas por duas tardes e serão abertas aos demais interessados. Após o dia 15 de novembro, a secretaria executiva divulgará a lista de seminários em preparação.


A mundialização do FSM

Uma das principais decisões do Conselho Internacional foi a criação de um grupo de trabalho que preparará as decisões que deverão ser tomadas antes do próximo FSM em relação ao local de realização do evento em 2003. O grupo deverá definir e propor critérios que determinarão a escolha da cidade que sediará o FSM2003, fazer propostas sobre a periodicidade do FSM e sua descentralização, estudar a possibilidade de organizar o evento na Índia ou em outras cidades do Sul e propor cenários e recomendações que digam respeito à institucionalização do Conselho Internacional. O grupo de trabalho é composto de três pessoas da África, três da América Latina, uma da Ásia, duas da América do Norte, três da Europa e três do Comitê Brasileiro. Entre os critérios imaginados, foram levantados alguns como: capacidade de infra-estrutura da cidade, existência de tecido associativo e respeito à autonomia do FSM.


Iniciativas em outros países

As organizações e movimentos sociais do continente africano estão preparando um Fórum Social em Bamaco (capital do Mali), que será realizado em janeiro de 2002, um pouco antes do evento em Porto Alegre. Segundo informe de Carles Riera, do Forum ALCE - Fórum de Cooperação entre Sociedade Civis da América Latina, Caribe e Europa - estão programados dois encontros do Fórum Regional Mediterrâneo, a ser realizado na Europa. O primeiro será na Itália e terá como tema principal a guerra e a paz mundial. O segundo deve acontecer em Barcelona, na Espanha, e vai abordar temas culturais e sociais. As datas devem ser definidas em uma reunião no próximo dia 14 de novembro. Para Riera, o novo contexto mundial após os atentados terroristas é uma grande oportunidade de consolidar propostas alternativas de desenvolvimento social mundial.

 

Mais de 500 propostas de oficinas

Terminam no próximo dia 15 as inscrições de propostas de oficinas. Elas podem ser feitas somente por entidades que já fizeram sua pré-inscrição ao Fórum Social Mundial. Até o dia 8, já haviam sido propostas 503 oficinas: 111 relativas ao eixo I (A produção de riquezas e a reprodução social), 101 ao eixo II (O acesso à riqueza e à sustentabilidade); 133 ao eixo III (A afirmação da sociedade civil e dos espaços públicos) e 158 referentes ao eixo IV (Poder político e ética na nova sociedade). A partir da segunda quinzena de dezembro, estará disponível na página do FSM na Internet (www.forumsocialmundial.org.br) a lista total das oficinas propostas para que aquelas que tenham temas semelhantes possam ser unificadas, caso seja do interesse da organização.


As organizações que já fizeram sua pré-inscrição devem realizar o pagamento até o dia 14 de dezembro.

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca