ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • MCCE
informes - ABONG

15711/10/2001 a 17/10/2001

Educação é tema de Fórum Mundial em Porto Alegre

Debater a educação no mundo globalizado é o objetivo do Fórum Mundial de Educação (FME), que acontece em Porto Alegre, entre os dias 24 e 27 de outubro. O evento é promovido por uma parceria de governos, sociedade civil organizada, ONGs, sindicatos e universidades, entre outros. Teóricos, pesquisadores, estudantes, representantes de entidades de classe, universidades, escolas, governos e organizações não-governamentais de todo o mundo discutirão experiências político-pedagógicas, priorizando as experiências de inclusão e práticas bem-sucedidas, especialmente na América Latina, Ásia e África. 

O FME está organizado em quatro eixos temáticos: Educação como direito; Educação, tecnologia e trabalho; Educação e culturas; e Educação, transformação e utopias. Steve Stoer, da Inglaterra, Ignácio Ramonet e Bernard Charlot, da França, e Rosa María Torres, do Equador são os conferencistas do período da manhã. No período da tarde, acontecem diariamente três debates temáticos que vão abordar questões como a gestão do ensino público, educação e o ajuste estrutural, práticas dos trabalhadores em educação, cidadania e violência social, sustentabilidade e espaços de resistência. Além das conferências e debates, está programada a apresentação de 764 trabalhos organizados a partir dos eixos do FME.

A idéia de realizar um Fórum Mundial de Educação nasceu a partir da proposta do Fórum Social Mundial 2001, realizado entre os dias 25 e 31 de janeiro deste ano, de realizar encontros mundiais temáticos. De acordo com os organizadores, a necessidade de incluir o tema educação nos grandes momentos do encontro surgiu a partir da compreensão de que o "novo mundo possível" se constrói em espaços educativos, formais ou não.


Inscrições

Mais de cinco mil pessoas já estão inscritas para o Fórum Mundial de Educação e a expectativa é de que o número de participantes chegue a 15 mil. A maioria dos inscritos é de países da América Latina e Europa, mas há representações da África e da Ásia também. O evento é aberto a educadores e estudantes, além de outros interessados no tema. A ficha de inscrição, além da programação completa do evento e outras informações podem ser obtidas pelo site do FME ou por telefone. 
FME - www.forummundialdeeducacao.com.br Tel. (51) 3214-1946

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca