ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

1564/10/2001 a 10/10/2001

Cerrado é tema de encontro de feira de ONGs em Goiânia

Divulgar a variedade de produtos elaborados a partir do uso sustentável da biodiversidade do Cerrado e mobilizar comunidades sustentáveis que residem nesse bioma são os principais objetivos do evento "Povos do Cerrado - Encontro e Feira", organizado pela Rede Cerrado de ONGs, que acontece em Goiânia, entre os dias 18 e 21 de outubro. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura Municipal de Goiânia e do Programa de Pequenos Projetos (PPP), Conservation International (CI), Instituto Internacional de Estudos no Brasil (IIEB), Secretaria do Meio Ambiente Recursos Hídricos e da Habitação de Goiás (SEMARH/GO), entre outros. 

Segundo a Rede, a idéia é traçar em conjunto horizontes de trabalho comuns que tenham como objetivo a conservação e a defesa do Cerrado. A expectativa dos organizadores é que mais de 400 pessoas e cerca de 100 entidades, entre ONGs, associações, sindicatos de trabalhadores rurais, órgãos governamentais, participem do evento.

De acordo com Jodat Jawabri (Ibrace), o evento é uma resolução de vários encontros que a Rede Cerrado vem realizando, desde a Eco-92. "Uma primeira proposta de feira de produtos aconteceu em Brasília, em 2000, mas foi mais interna, voltada para as organizações da rede. No último encontro, em Bonito, tratamos do ecoturismo e da inserção das comunidades locais no ecoturismo", explica. 

A Rede Cerrado de ONGs reúne cerca de 120 instituições sem fins lucrativos voltadas para a conservação e uso sustentável do Cerrado, entre elas, o ISPN, o Ibrace, o ICV, o Ifas e o ISA, associadas da Abong. De acordo com os organizadores, o evento é uma resposta ao modelo de desenvolvimento implementado na região, que resultou em desmatamento superior a 50% da cobertura original, perda de biodiversidade, assoreamento de rios, concentração da riqueza, exclusão social das populações tradicionais e a desintegração de modos de vida baseados no uso dos recursos naturais.


Grupos de trabalho e feira

No período da manhã, os grupos de trabalho estarão discutindo temas como aspectos legais da produção, beneficiamento e comercialização dos produtos sustentáveis do Cerrado; vigilância sanitária; valorização e preservação das tradições e cultura, entre outros. A feira acontece no período da tarde. Em cerca de 70 estandes, estarão sendo expostos e comercializados produtos e serviços das comunidades do Cerrado. Paralelamente, haverá também shows musicais, apresentação de filmes e outras atividades culturais etc. As entidades interessadas em participar do evento podem se cadastrar junto à rede até o dia 8 de outubro pelo tel (62) 202-1620 ou 202-2161 (Ibrace) ou por e-mail: ibrace@ih.com.br

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca