ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

1564/10/2001 a 10/10/2001

Oxfam realiza campanha global sobre comércio e acesso a medicamentos

A Oxfam, a Third World Network e o grupo Health Gap Coalition estão coletando assinaturas por meio de um abaixo-assinado na Internet em apoio às regras de patentes da Organização Mundial do Comércio (OMC) que dêem mais prioridade às pessoas do que aos lucros das poderosas companhias farmacêuticas internacionais. As três organizações fazem parte de uma aliança global que está pressionando os membros da OMC, em particular os Estados Unidos, para que demonstrem seu comprometimento em colocar a saúde das pessoas antes dos lucros das companhias farmacêuticas. A petição ficará no ar até a reunião ministerial da OMC, marcada para novembro próximo, em Qatar.

A petição destaca que, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (2000), a cada dia morrem 37 mil pessoas de doenças que poderiam ser tratadas, como a Aids, malária e a tuberculose. A maioria acontece nos países em desenvolvimento, onde medicamentos destinados ao tratamento dessas doenças não podem ser adquiridos por grande parte da população devido aos custos altos. Apesar da forte pressão de alguns governos, instituições humanitárias, igrejas, grupos de ativistas e órgãos de saúde que pressionam a OMC para que altere estas regras, alguns membros mais ricos da OMC estão bloqueando estas mudanças e pressionando os países em desenvolvimento a adotarem regras ainda mais restritivas em nível nacional.

Segundo Rubens Duda, do Fórum de ONGs Aids de São Paulo, "esse é um dos pontos de uma luta incessante e, o Brasil, já vem fazendo muitas conquistas". Duda lembra que a recusa dos Estados Unidos em abraçar essa idéia levou o país a perder sua cadeira na Comissão de Direitos Humanos da ONU. 

O abaixo-assinado e maiores informações sobre a campanha estão disponíveis na internet até o dia 3 de novembro no endereço www.oxfam.org.uk/health. No Brasil, os abaixo assinados em papel podem ser enviados ao escritório da Oxfam GB em Brasília, no endereço: SCS - Q. 08 - Bloco B 50 - Edifício Venâncio 2000 - Sala 403 - CEP 70333-970 - Brasília - DF.


Oxfam GB Brasil - E-mail kmaia@oxfam.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca