ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Action2015
informes - ABONG

1564/10/2001 a 10/10/2001

Notas

Prêmio Betinho de Cidadania

Até o dia 30 de outubro, estão abertas as inscrições para o Prêmio Betinho de Cidadania, outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo. O prêmio tem como objetivo valorizar e fortalecer iniciativas de entidades que lutam contra a fome, a miséria e a violência e a favor da democracia e da cidadania no município de São Paulo. O projeto considerado vencedor pela Comissão Julgadora - integrada pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, Abong, Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida e Câmara Municipal de São Paulo - receberá uma salva de prata e os demais finalistas, menções honrosas. Podem participar instituições da sociedade civil sem fins lucrativos como associações, universidades, fundações empresariais e organizações que desenvolvem atividades sociais no âmbito da cidade de São Paulo. As entidades interessadas poderão concorrer através de inscrição ou de indicação de terceiros. Para obter maiores informações sobre os locais de inscrições e o regulamento acesse o site: http://users.sti.com.br/premiobetinho.


Soberania Alimentar

O Ibase está disponibilizando em sua página na Internet o conjunto de documentos que foram produzidos durante o Fórum Mundial sobre Soberania Alimentar (Declaração Final na íntegra e versão resumida; relatório de 12 oficinas temáticas e o discurso de Fidel Castro, no encerramento). O fórum foi realizado em Havana, Cuba, entre os dias 3 e 7 de setembro. 
Ibase - www.ibase.br


Tribunal Popular dos Transgênicos

O plantio e a comercialização dos produtos contendo organismos geneticamente modificados (OGMs), conhecidos como transgênicos, foi condenado durante o II Tribunal Popular dos Transgênicos, realizado em Belém (PA), nos dias 25 e 26 de setembro. No veredicto, os sete integrante do júri pediram que sejam exigidos Estudos de Impacto Ambiental antes da eventual liberação de qualquer OGM no País. A decisão do tribunal só tem valor político e serve como orientação às autoridades no assunto.

 

Tribunal Popular da Reforma Agrária

O Fórum de Entidades pela Reforma Agrária do Distrito Federal e a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados de Brasília (OAB), seção DF, realizam no próximo dia 9 o Tribunal Popular da Reforma Agrária, com o objetivo de analisar e julgar as iniciativas do governo federal em relação à reforma agrária e à agricultura familiar. O julgamento acontece às 9h, no Auditório Petrônio Portella do Senado Federal. Um dos temas principais será o caso Eldorado dos Carajás. O tribunal será presidido por Marcelo Lavenère e o advogado da acusação é o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh.

 

O governo não indicou um advogado de defesa. Participam como testemunhas o D. Tomás Balduino, da CPT, Manoel de Serra, da Contag, e Izabel Rodrigues Lopes Filha, do MST. O júri é composto por André Magalhães Barros, da Comissão de Direitos Humanos da OAB-DF; Beth Barros, do Inesc, Ervino Schmidt, do Conic, Guilherme Delgado, secretário adjunto da Comissão Brasileira Justiça e Paz/CNBB, o deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, a jornalista Memélia Moreira e a cineasta Tetê Moraes.


Secretaria do MST - (61) 322-5035 - Gildo ou Denise

 

Assessor em comunicação

A Associação VIDA Brasil, que atua em Fortaleza e Salvador está selecionando para contratação de um(a) profissional em marketing ou comunicação para criar, implementar e coordenar o novo programa de Comunicação para o desenvolvimento social da instituição. Currículo acompanhado de carta justificando o interesse pelo cargo e com pretensão salarial deve ser enviado até o dia 15 de outubro por e-mail, fax ou pelo correio.


Fax: (85) 491-9962 vidabr@fortalnet.com.br Salvador - Tel. (71) 337-1067 E-mail: vidabsal@terra.com.br

 

Errata

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal é o deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) e não Nilmário Miranda (PT-MG), como foi divulgado na nota "Violência no Pará", publicada no Informes Abong 155.

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca