ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • MCCE
informes - ABONG

15130/08/2001 a 5/09/2001

Começa na África do Sul a III Conferência Mundial contra o racismo

Os temas das reparações e da condenação do tráfico transatlântico como crime de lesa-humanidade estão entre os principais pontos a serem discutidos na III Conferência Mundial contra o Racismo, que começa no dia 31 de agosto, em Durban, na África do Sul, e vai até o dia 7 de setembro. Diversas associadas da Abong estão participando do Fórum de ONGs (28 de agosto a 1º de setembro) que antecede a conferência, entre elas, Geledés, Criola, Cfemea, CEAP, Ibase e Fala Preta. No primeiro dia do Fórum, as ONGs divulgaram uma declaração alternativa, defendendo a garantia judicial de medidas compensatórias ou a reabilitação das vítimas do racismo e da discriminação. Em relação ao Brasil, as ONGs brasileira cobram um cronograma de ação, especialmente no que diz respeito às políticas compensatórias, com metas a serem cumpridas.

Os Estados Unidos e União Européia não admitem a possibilidade de pagar quaisquer verbas relacionadas às chamadas questões do passado. A União Européia, porém, segundo algumas fontes estaria disposta a pedir desculpas pelos erros do passado. Outra questão problemática é a do palestinos, que não está incluída na agenda da Conferência Mundial em Durban. Para eles, a CMR estaria tratando de questões do passado e dando menor importância às violações de direitos na atualidade.


A revista Afirma on-line está fazendo a cobertura diária do Fórum de ONGs e da III CMR. O endereço é: http://www.afirma.inf.br

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca