ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

15023/08/2001 a 29/08/2001

Pesquisa ABONG: mais visibilidade para as associadas

Na segunda-feira, dia 20, a Abong nacional enviou para todas as associadas o questionário da pesquisa de atualização de cadastro das associadas, que estará sendo realizada nos meses de agosto e setembro. A pesquisa, composta por 55 questões, procura englobar os aspectos principais do trabalho das ONGs associadas, assim como fontes de recursos, relação com o voluntariado e dificuldades enfrentadas do ponto de vista jurídico. Ela traz também dois anexos específicos para o cadastramento de projetos, publicações, vídeos e outros materiais produzidos pelas ONGs. O questionário foi distribuído por e-mail e deve ser devolvido preenchido até o dia 5 de setembro.

Esta é a terceira pesquisa a ser realizada junto às associadas. A primeira foi feita em 1996 e a segunda, em 1998. Ambas geraram o cadastro ONGs: um perfil, que ainda hoje serve como importante fonte de informação sobre o universo das ONGs no Brasil. A pesquisa, que faz parte do programa de desenvolvimento institucional (DI), está sendo coordenada pela Abong-Nacional, em conjunto com os diretores regionais.

"Além de ser mais um passo no sentido da visibilidade pública sobre o trabalho das ONGs, a pesquisa permitirá uma radiografia atual e evolutiva das associadas da Abong", destaca o presidente da Abong, Sérgio Haddad. Para Alexandre Ciconello, advogado da Abong e responsável pelo levantamento no nacional, "a pesquisa é fundamental pois, ao dar maior visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas ONGs, permite seu reconhecimento e, em consequência, pode gerar uma maior aproximação e engajamento por parte da sociedade nas causas defendidas".


Acesso à informação: mais agilidade

As informações obtidas na pesquisa serão armazenadas em um banco de dados que permitirá um sistema de busca eficiente e dinâmico do cadastro e das atividades desenvolvidas pelas associadas, bem como seus projetos e publicações. Além de informações cadastrais gerais sobre as ONGs associadas, o banco de dados permitirá ao usuário realizar pesquisas segundo suas principais áreas/temas de atuação e público-alvo, uma das maiores demandas da imprensa e do público em geral à Abong. Seu acesso estará disponível gratuitamente através da página da Abong na Internet (www.abong.org.br).

Além do banco de dados, a partir das informações obtidas será realizado um estudo comparativo com os resultados das pesquisas anteriores (1998 e 1994) sobre a evolução do trabalho das ONGs no país. O conteúdo será editado também no formato CD-ROM, a ser lançado junto com o cadastro em dezembro, por ocasião do seminário internacional de pesquisa acadêmica sobre as ONGs.


Abong/DI - abongdi@uol.com.br Tel. (11) 3237-2122

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca