ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

1489/08/2001 a 15/08/2001

Conselho Diretor da ABONG reúne-se em Belém

Entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, o Conselho Diretor da Abong reuniu-se em Belém do Pará, sede do Fórum da Amazônia, dentro da estratégia de fortalecimento dos oito regionais da associação. Entre outros assuntos, foram discutidos os impasses e alternativas ao desenvolvimento da Amazônia, as atividades vinculadas aos 10 anos da Abong, a participação nas conferências nacionais organizadas pelo CNAS - Conselho Nacional de Assistência Social - e pelo Conanda - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, além da aprovação de filiação de cinco novas associadas (ver box). 

Um dos itens principais da agenda foi o seminário "Impasses e alternativas ao desenvolvimento da Amazônia", tema discutido no dia 2 e que reuniu cerca de 200 representantes de diversas entidades. O debate teve como foco de discussão os grandes projetos que estão previstos no Plano Plurianual do Governo Federal (PPA). Participaram da mesa o economista Paulo Nogueira Batista, Guilherme Carvalho (Fase-PA/Faor/Rede Brasil), Raimundinha Monteiro (Ministério do Meio Ambiente) e Marina Kahn (ISA). Os participantes ressaltaram o impacto dos projetos sobre as cidades, o meio ambiente, os movimentos sociais e os povos indígenas.


Conferências nacionais

Acompanhar as conferências estaduais preparatórias à IV Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (novembro de 2001) e à III Conferência Nacional de Assistência Social (dezembro de 2001) é uma das decisões da reunião. De acordo com o Conselho Diretor, esse será um importante momento para debater a participação da sociedade civil nos conselhos e os desafios existentes para que eles se tornem efetivamente espaço de intervenção e de poder da sociedade civil na construção de alternativas viáveis de políticas públicas. Para subsidiar o debate, estão sendo editados dois Cadernos Abong. A Abong vem acompanhando também o processo de preparação de ambas as conferências nacionais através de membros de sua diretoria que integram esses conselhos como representantes da sociedade civil: Charles Roberto Pranke (Amencar-RS), do CNAS, e Normando Batista (Cecup-BA), do Conanda.


10 anos de Abong

Entre as principais atividades programadas em comemoração ao aniversário de 10 anos da Abong, está um seminário latino-americano, organizado em parceria com a Alop - Associação Latino-americana de Organizações de Promoção - e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O seminário terá como foco de debate a situação e as perspectivas da pesquisa acadêmica sobre organizações não governamentais. O evento reunirá pesquisadores de toda a América Latina que trabalham com o tema, além de representantes de ONGs. Além do seminário, outra importante atividade que será realizada em agosto é a pesquisa junto a todas as associadas para atualização do cadastro. Os resultados do levantamento alimentarão um banco de dados e estarão disponíveis também na página da Abong na Internet que passará por uma reformulação gráfica e de navegação.

 

Novas associadas da ABONG

CEAHS - Centro de Educação e Assessoria Herbert de Souza

O CEAHS busca potencializar os sujeitos políticos coletivos realizando atividades de educação e assessoria em áreas temáticas como: gestão participativa e democrática de fundos e políticas públicas; gênero, cidadania e construção de novas identidades; associativismo, sindicalismo e cooperativismo; direitos humanos e educação para a cidadania.


Tel./fax: (84) 221-0351 e-mail: ceahs@uol.com.br Endereço: rua Prof. Zuza, 263 - salas 113/114 - Centro Empresarial Samburá - Natal/RN - CEP: 59025-160

CDHAVI - Centro de Direitos Humanos do Alto do Vale do Itajaí
O CDHAVI tem como missão promover e defender os direitos individuais e coletivos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, por meio da capacitação de pessoas e grupos nesse tema, palestras, cursos e seminários, denúncia de violações aos direitos e apoio jurídico às vítimas. 
Tel./fax: (47) 521-2497 E-mail: cdhavi@unidavi.rct-sc.br Endereço: rua Milton Blemer, 18 - Rio do Sul/SC- CEP: 89160-000

CDI - Comitê para Democratização da Informática
Realiza programas educacionais e profissionalizantes por meio das Escolas de Informática e Cidadania (EIC) como maneira de reintegrar os membros de comunidades pobres, trabalhando temas como cidadania, ecologia, saúde, direitos humanos e não-violência.


Tel./fax (21) 2557-8440 e-mail: cdi@cdi.org.br Internet: www.cdi.org.br Endereço: rua Alice, 150 - Laranjeiras - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22241-020

Precavvida - Centro de Prevenção e Recuperação "O Caminho, a Verdade e a Vida"
Realiza um trabalho de prevenção ao HIV/Aids e ao uso de drogas junto aos moradores de rua e favelas e presidiários, buscando sua reintegração à sociedade.
Tel. (41) 262-0099 / fax 362-4731 E-mail:precavvida@onda.com.br Endereço: rua Sant´Anna, 412 - Curitiba - Paraná - CEP: 80210-070 

Rio Voluntário
Incentiva a participação social responsável e solidária, principalmente por meio do trabalho voluntário e de doações, em benefício da comunidade do Rio de Janeiro. Tel. (21) 2262-1110 / 2533-8877 fax. (21) 2533-8844 Internet: www.riovoluntario.org.br E-mail: voluntário@alternex.com.br CP: 4278

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca