ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

14519/07/2001 a 25/07/2001

ABONG-NE2 organiza simpósio preparatório ao FSM 2002

A regional Abong Nordeste 2 (BA, SE) , em conjunto com o Comitê Baiano do Fórum Social Mundial, realiza entre os dias 20 e 21 de julho, em Salvador, o "1º Seminário Baiano sobre a Dívida Interna: Implicações e Perspectivas". A atividade é promovida e organizada pelo Comitê Baiano em preparação ao próximo encontro do Fórum Social Mundial, que acontecerá em Porto Alegre, entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro de 2002. 

Discutir o que é a dívida pública e quem são os senhores dessa dívida é o objetivo do simpósio. De acordo com os organizadores, o pagamento das dívidas interna e externa consome recursos que poderiam ser aplicados no resgate da dívida social. Um dos efeitos mais evidentes dessa política do governo, que coloca a dívida acima da vida, é o apagão, resultado da falta de investimentos essenciais no setor energético. O simpósio se insere também nas atividades da Semana de Ação Global contra a Dívida (15 a 21 de julho). (ver box)

A necessidade de se discutir o tema da dívida pública interna surgiu simultaneamente aos debates em torno do Jubileu 2000, movimento mundial em torno do perdão da dívida externa para os países pobres e em desenvolvimento. No ano passado, a campanha, organizada pela CNBB, Cese, Conic, Cáritas, Une, DCEs, CUT, MST, partidos e outras entidades, trouxe para milhares de pessoas o debate sobre a dívida externa e seus impactos na vida cotidiana. O momento principal da campanha foi a realização do plebiscito da dívida externa, do qual participaram mais de 6 milhões de brasileiros que disseram não ao acordo com o FMI, exigiram uma auditoria da dívida externa e protestaram contra o privilégio concedido aos que especulam com a dívida interna.


O evento acontecerá na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia (Praça 13 de maio, n.6).


Abong NE-2 - (71) 335-6049 - Carlos Eduardo Oliveira de S. Leite E-mail: abongne2@e-net.com.br

 

Ação global contra a dívida

O movimento mundial pela anulação da dívida externa chegou também a Gênova (Itália), cidade que sedia a reunião do G-8. O Jubileu Sul defendeu a anulação imediata da dívida externa durante o Fórum Social de Gênova, que ocorre paralelamente à reunião do G-8. O movimento nasceu em dezembro do ano passado, inspirado no Jubileu 2000, durante conferência realizada em Dakar, Senegal, e recebeu reforços no Fórum Social Mundial 2001. Em oposição à globalização do mercado, os ativistas em Gênova propõem a globalização dos direitos. A anulação da dívida dos países mais pobres permitiria que os governos desses países investissem em saúde, educação, moradia, postos de trabalho etc.


Em São Paulo, o Fórum Nacional de Lutas, que congrega diversas organizações da sociedade civil e movimentos sociais, como o MST, UNE, CUT, Central dos Movimentos Populares (CMP) e Attac, organiza passeata no dia 20 contra o G-8, o pagamento da dívida externa e a Alca. Os manifestantes iniciam a concentração às 10 horas na praça Oswaldo Cruz (início da av. Paulista). Os organizadores ressaltam o caráter pacífico da manifestação, que busca mostrar que existe um movimento que luta pela construção de um outro mundo mais justo. Haverá protestos também no Rio de Janeiro e em Porto Alegre (RS).


Em plenária realizada no final de junho, a Campanha Jubileu Sul no Brasil propôs realizar diversas atividades nos próximos meses, entre elas: uma auditoria cidadã da dívida externa, o acompanhamento dos orçamentos municipais, os tribunais estaduais da dívida, mobilizações na Semana da Pátria comemorando um ano da realização do Plebiscito sobre a Dívida, uma campanha para agilizar os projetos de lei sobre o referendo e o perdão das dívidas. Além disso, o Jubileu Sul irá organizar durante o Fórum Social Mundial 2002 o Tribunal Mundial da Dívida.

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca