ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Mesa de Articulación
informes - ABONG

14412/07/2001 a 18/07/2001

Notas

Idec: campanha contra aumento de tarifa energética

No último dia 4, o Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - encaminhou carta ao Presidente da República solicitando a anulação dos aumentos de tarifas que estão sendo autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que nenhum outro aumento seja autorizado nas áreas atingidas pelo racionamento até que a situação se normalize. Pelo site do instituto, é possível acessar o texto da carta e enviá-lo para o Presidente da República, a Aneel, o Ministro Chefe da Casa Civil e o Ministro das Minas e Energia.


Idec - www.idec.org.br


Curso Gênero, Sexualidade e Feminismo

Entre os dias 15 de agosto e 3 de outubro, a Sempreviva Organização Feminista (SOF) estará realizando o curso Gênero, Sexualidade e Feminismo. Entre outros itens, o curso abordará o conceito de gênero, as relações sociais de gênero, a divisão sexual do trabalho e um histórico do movimento feminista no Brasil e suas principais correntes teóricas. No total, serão realizados oito encontros de 3 horas (das 19h às 22h). As inscrições custam 50 reais e podem ser feitas até 10 de agosto.


SOF - www.sof.org.br Tel/fax (11) 3819-3876 ou pelo e-mail sof@sof.org.br


Oxfam em Brasília

Já está funcionando em Brasília o escritório da Oxfam GB-Brasil. O endereço é SCS - Quadra 08 - Bloco B-50 - Sala 403 - Edifício Venâncio 2000 Brasília - DF - 70333-970. Tel/Fax: (61) 225-2979 E-mail: KMaia@oxfam.org.br


Polícia e Direitos Humanos

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados (CDH) está lançando a segunda edição da publicação Polícia e Direitos Humanos. Entre outros itens, o livro traz o texto das convenções contra a tortura das quais o Brasil é signatário, um conjunto de princípios para a proteção de todas as pessoas sujeitas a qualquer forma de detenção ou prisão e relativos à prevenção, investigação de execuções extralegais, arbitrárias e sumárias, além de princípios básicos sobre o uso da força e armas de fogo e código de conduta para funcionários responsáveis pela aplicação da lei.


Informações - tel. (71) 9971-4521 Assassinatos no campo

Em nota divulgada no último dia 11, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) desmente informação do Incra, que publicou em seu site (www.incra.gov.br) texto afirmando que "nenhum trabalhador rural foi morto este ano por conflitos de terra" e que as mortes ocorridas se deveram a "desavenças pessoais e brigas com a polícia". Na nota, a CPT, que faz um acompanhamento rigoroso dos conflitos no campo, mostra que, somente este ano, 13 trabalhadores rurais foram mortos. No caso mais recente, ocorrido no último dia 9, foram assassinados o sindicalista José Pinheiro de Lima, sua esposa e seu filho, em Marabá, Pará. A CPT destaca também que o assassinato não é a única forma de violência contra os trabalhadores rurais, mas também as prisões, que apenas no Pará, no primeiro semestre de 2001, atingiram o equivalente a cerca de 20% de todos as prisões de trabalhadores rurais ocorridas em 1999 no Brasil.


CPT - www.cptnac.com.br E-mail: cptpa@amazon.com.br


Mulher, Gênero e Desenvolvimento

Estão abertas até o próximo dia 17 as inscrições para seleção ao curso de especialização "Mulher, Gênero e Desenvolvimento", promovido pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM) e a Rede Feminista Norte/Nordeste de Estudos e Pesquisas de Gênero (Redor). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas na secretaria do núcleo.


Informações - (71) 237-8239 (com Jurandir ou Célia) E-mail: neim@ufba.br


Atendimento a crianças e adolescentes

O Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), em parceria com a Etapas, lançou recentemente a publicação Rede sobre Programas e Políticas de Atendimento às Crianças e Adolescentes, resultado de um levantamento sobre entidades não governamentais que atendem crianças e adolescentes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), em Pernambuco. No total, foram visitadas 1.690 entidades, dentre as quais, 648 atuam com esse público, atendendo 64.422 crianças e adolescentes. A pesquisa contou com o apoio do POMMAR/USAID-Partners, Unicef e União Européia e dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente das cidades da RMR e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
CCLF - tel.(81) 3429-3444 E-mail: cclf@elogica.com.br

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca