ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

1435/07/2001 a 11/07/2001

Notas

Conferência Nacional Contra o Racismo

Entre os dias 6 e 8, acontece no Rio de Janeiro a Conferência Nacional contra o Racismo, preparatória à III Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobria e Intolerância Correlata (CMR), a ser realizada em Durban, na África do Sul. Reunidos em grupos temáticos, os delegados, discutirão os seguintes temas: Raça e Etnia; Comunicação, Mídia e Cultura; Gênero; Orientação Sexual; Quilombolas; Educação, Saúde e Trabalho; Migrações Internas; Religião; Xenofobia; Necessidades Especiais; Acesso à Justiça e Defesa dos Direitos Humanos; e Questão Indígena.


O encontro, que conta com a participação de delegados de todos os estados brasileiros e organizações não governamentais, terá como eixo os temas propostos pela ONU para erradicar a discriminação racial e outras formas de intolerância no mundo. Eles abrangem desde as fontes e formas contemporâneas do racismo até as medidas de prevenção, educação e proteção destinadas à erradicação do racismo; além de mecanismos de proteção, recursos legais e meios de reparação (medidas compensatórias). Paralelamente à conferência nacional, acontece também uma feira e exposição de produtos étnicos e shows culturais de grupos indígenas, afro e ciganos. O documento a ser elaborado pelos participantes será encaminhado ao Comitê Preparatório Nacional para a apreciação de recomendações ao documento oficial do governo brasileiro na CMR.


Informações - www.confnacional.rj.gov.br
CMR - http://www.unhchr.ch/spanish/html/racism/index.htm


Centro Sabiá: 8 anos de atividades

Entre os dias 7 e 9, o Centro Sabiá (PE) comemora seu oitavo aniversário com uma série de palestras com o agrônomo e engenheiro florestal Sebastião Pinheiro (UFRGS). Entre os temas a serem abordados estão "A importância da alimentação sem agroquímicos e livres de transgênicos" e "Transgênicos e agrotóxicos: a crise da agricultura moderna".


Centro Sabiá - (81) 3423-8775 E-mail: centrosabia@terra.com.br


AACC contrata

A Associação de Apoio às Comunidades do Campo (AACC), está selecionando uma pessoa para o cargo de assessor(a) técnico(a) para atuar no município de Baraúna, região oeste do Estado do Rio Grande do Norte. Currículos devem ser enviados até o dia 10 de julho, para rua Múcio Galvão, 449 Bairro Lagoa Seca CEP - 59.020-550 Natal-RN.


AACC - tel./fax (84) 211-6131 E-mail: aaccrn@uol.com.br Site: www.aaccrn.org.br

 

Prêmio Itaú-Unicef 2001

As inscrições para o Prêmio Itaú-Unicef - Educação & Participação foram prorrogadas até o dia 13 de julho. As fichas de inscrição podem ser obtidas nas agências do Banco Itaú ou na internet: http://www.cenpec.org.br - http://www.unicef.org.br - http://www.itau.com.br Informações: 0800-550341

I Seminário "Acessibilidade, Tecnologia da Informação e Inclusão Digital"
Até o dia 15 de julho, estão abertas as pré-inscrições para o I Seminário "Acessibilidade, Tecnologia da Informação e Inclusão Digital", a ser realizado nos dias 28 e 29 de agosto pelo Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.


Informações - Ana Isabel Paraguay pelo E-mail : acessibilidade@fsp.usp.br (assunto: I Seminário ATIID), (011) 3085 0681 ou tel. (11) 3066-7722 (Marcelllus)


Economia solidária

Até o dia 18 de julho, estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão Universitária em Economia Solidária e Desenvolvimento Local 2001, promovido pela CPAT/IPUSP, ADS/CUT - Unitrabalho. O objetivo do curso é formar agentes capazes de analisar o desenvolvimento brasileiro e implementar novos processos de desenvolvimento social.


Informações - Tel./fax: (11) 3272-9411 r.113 (Egeu Esteves) ou (11) 3873-6965 (Fernando Kleiman)


Novo boletim do Gajop

O Gajop - Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares e o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) acabam de lançar o primeiro número do IdhÉIAInternacional, boletim eletrônico mensal do programa dhINTERNACIONAL. A primeira edição traz o artigo "A Implementação do Programa Nacional de Direitos Humanos", escrito pelo advogado e jornalista Jayme Benvenuto Lima Jr.


Gajop - (81) 3224-9048 E-mail: gajopdh@uol.com.br

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca