ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

14228/06/2001 a 4/07/2001

Fórum da região sul promove o I Seminário Regional Sobre Desenvolvimento Sustentável

O Fórum Sul/Abong, em conjunto com outros fóruns da Região Sul, estará realizando entre os dias 10 e 11 de julho o I Seminário Regional sobre Desenvolvimento Sustentável, em Chapecó (SC). Um dos objetivos do seminário é aprofundar a discussão sobre o significado, o alcance, os impactos e os limites das experiências locais de desenvolvimento. Geração de trabalho e renda, educação, saúde e gestão social de políticas públicas são os temas das experiências a serem analisadas. 

Cerca de 70 entidades vinculadas aos fóruns da região estarão participando do seminário. Além do Fórum Sul/Abong, a coordenação dos Fóruns da Região Sul reúne representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul, da Articulação Interestadual das Mulheres Trabalhadoras Rurais, do Processo de Articulação e Diálogo (PAD-Sul), da Rede de Tecnologias Alternativas-Sul, do Movimento Nacional de Defesa dos Direitos Humanos (MNDDH-Sul) e do Fundo de Mini-Projetos.

A partir dos debates e da sistematização de experiências representativas de desenvolvimento local, a idéia é definir linhas gerais para a elaboração de um projeto global de desenvolvimento que seja economicamente viável e solidário, socialmente justo, politicamente democrático e participativo, culturamente diversificado e ecologicamente adequado. O seminário é uma das atividades propostas dentro projeto de Desenvolvimento Alternativo da Região Sul. O projeto tem por base também uma noção ampliada dos direitos humanos, envolvendo não apenas as dimensões civil e política, mas também os direitos econômicos, socioculturais e ambientais. Segundo o Fórum Sul/Abong, “a tarefa de construção deste projeto alternativo ao modelo hegemônico deve ser assumida fundamentalmente pelos atores sociais interessados nessas mudanças”. 

Durante o seminário, serão apresentados os resultados da sistematização do Formulário Mapeamento das Experiências, elaborado por Carlos Eduardo Arns, Oscar José Rover e Gláucia Maria Ferreira, da equipe de pesquisadores do projeto. Também haverá um debate com a presença de Jean-Pierre Leroy (Fase-Nacional) sobre as Bases para um Projeto Regional de Desenvolvimento Sustentável. A partir daí, serão definidos os desafios para a articulação das organizações e uma agenda comum.


Fórum Sul/Abong –Nadia (Fórum Sul/Abong) tel.(047) 455-3447 E-mail: forumsul@zaz.com.br

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca